“Encobrimento do outro” e a questão ambiental na América Latina

algumas notas críticas

Autores

  • Emilia da Silva Piñeiro Universidade Católica de Pelotas
  • César Augusto Soares da Costa Universidade Católica de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v30i2.12444

Resumo

Este ensaio visa abordar as contribuições da categoria o “encobrimento do outro” de Enrique Dussel e suas implicações para a questão ambiental na América Latina. Partimos do processo civilizatório da modernidade e sua constituição do “mito da modernidade” que tem efeitos no debate ambiental, pois as consequências deste processo são a exclusão e a desigualdade ambiental. Assim, o texto está sistematizado em quatro partes, onde situaremos o contexto latino-americano e suas raízes históricas a partir da modernidade/colonialidade. Na segunda parte, abordaremos quais relações históricas são materializadas no processo da modernidade e seus impactos para a natureza. Na terceira, elencarmos quais implicações tem a categoria central do nosso trabalho, “encobrimento do outro” para a questão ambiental na AL. Ao fim, veremos as implicações da categoria “encobrimento” à luz da justiça ambiental que traduz o contexto de lutas ambientais frente as expropriações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilia da Silva Piñeiro, Universidade Católica de Pelotas

Advogada. Doutoranda e Mestre em Políticas Sociais e Direitos Humanos (UCPEL).

César Augusto Soares da Costa, Universidade Católica de Pelotas

Sociólogo. Doutor em Ciências Humanas (Área de concentração - Educação) na Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Mestre em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e Graduação em Teologia pela Universidade Católica de Pelotas (2002). Docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas/UCPEL.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

da Silva Piñeiro, E., & Augusto Soares da Costa, C. (2021). “Encobrimento do outro” e a questão ambiental na América Latina: algumas notas críticas. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 30(2). https://doi.org/10.14295/juris.v30i2.12444

Edição

Seção

Artigos