<b>Olhares sobre o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos: um estudo com professores da cidade de Guarapuava, PR</b>

Autores

  • Wilian Junior Bonete Universidade Estadual de Londrina, UEL. Londrina/PR

Palavras-chave:

Ensino de História. EJA. Práticas docentes.

Resumo

O presente artigo está inserido no campo das reflexões acerca do ensino de História e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partindo do principio de que a atuação docente nesta modalidade de ensino deve proceder-se de modo diferente do ensino regular por se tratar de alunos em fase adulta, o objetivo aqui é analisar e discutir as práticas e perspectivas docentes nesta modalidade de ensino. Com um referencial fundamentado na teoria da história, teoria educacional e da metodologia denominada História Oral, busca-se perceber como os professores organizaram e mediaram os saberes históricos em sala de aula. Para tanto foram realizadas entrevistas com três professores que atuaram na EJA entre os anos de 2006 e 2009. O recorte temporal específico foi selecionado em função do estabelecimento das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos no Paraná, (DCE/EJA, 2006) sendo que esta proposta modificou o que vinha sendo feito até aquele momento, representando até hoje um marco nesta modalidade no Estado do Paraná. Analisar as práticas individuais ao longo do recorte temporal selecionado, não significa a elaboração de um diagnóstico final sobre o ensino de História na EJA em Guarapuava, mas sim um estudo de caso no qual há possibilidades de melhor vislumbrar as experiências e vivências do cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Wilian Junior Bonete, Universidade Estadual de Londrina, UEL. Londrina/PR

Graduado em História pela UNICENTRO (2010), Mestrando em História Social pela UEL (2011), bolsista Capes.

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Publicado

2012-01-03

Como Citar

Bonete, W. J. (2012). <b>Olhares sobre o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos: um estudo com professores da cidade de Guarapuava, PR</b>. Historiæ, 3(1), 37–50. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2479

Edição

Seção

Dossiê