<b>Museu das águas: uma história ambiental esquecida</b>

Autores

  • Hardalla Santos do Valle
  • Daniel Porciuncula Prado
  • Eduardo Arriada

Palavras-chave:

Museu das águas. Consciência socioambiental. História Ambiental.

Resumo

O presente artigo discorre sobre o museu das águas situado na cidade do Rio Grande. Uma estrutura material especifica que representa a antiga Companhia Hidráulica Rio-Grandense e as influências de sua construção no que tange a estrutura urbana e sanitária da cidade. Por conseguinte, baseada na análise de jornais de época e nos conceitos de História Ambiental, relaciono natureza e sociedade, questionando os valores do homem atribuídos ao seu ambiente e sua história. Assim sendo o objetivo principal, fomentar a reflexão e consciência socioambiental do leitor sobre os paradigmas atuais de nossa história.

Downloads

Biografia do Autor

Hardalla Santos do Valle

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas-UFPEL. Bolsista-CAPES. Graduada em História-FURG.

Daniel Porciuncula Prado

Professor da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Doutor em Educação Ambiental-FURG. Mestre em Educação Ambiental-FURG. Graduado em História-FURG.

Eduardo Arriada

Professor da Universidade Federal de Pelotas-UFPEL. Doutor em Educação-PUC/RS. Mestre em História- PUC/RS. Graduado em História-UCpel. Graduado em Direito- UFPEL.

Downloads

Publicado

2012-01-03

Como Citar

Valle, H. S. do, Prado, D. P., & Arriada, E. (2012). <b>Museu das águas: uma história ambiental esquecida</b>. Historiæ, 3(1), 235–248. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2264

Edição

Seção

Artigos