Produção de base Agroecológica no município do Rio Grande–RS

Autores

  • Camila Oliveira Baptista Universidade Federal do Rio Grande
  • Jussara Mantelli Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Este artigo objetiva analisar a produção de base agroecológica no município do Rio Grande/RS, considerando os agentes envolvidos na produção agroecológica e em fase transição: agricultores, Secretaria do Desenvolvimento Primário e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. Tomando como base as premissas teóricas, foram realizados levantamentos de campo, aplicação de entrevistas junto aos agricultores agroecológicos e em fase de transição e junto aos órgãos públicos envolvidos pela extensão rural ou através de políticas públicas de incentivo a essa produção, no que se refere à infraestrutura. Ainda é pouco expressivo o número de famílias que desenvolvem a produção dentro dos princípios da agroecologia e, quanto à organização dos produtores estudados, salienta-se a inexistência de associações ou cooperativas no município. Os agricultores trabalham de forma individual, o que inibe a troca de experiência entre eles, uma característica importante na agroecologia.

Biografia do Autor

Camila Oliveira Baptista, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande.Integrante do Núcleo de Estudos Agrários e Culturais - ARCA (www.arca.furg.br) e do Centro de Agroecologia (ARCA/FURG). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária.

 

Jussara Mantelli, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Geografia Bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria; Geografia Licenciatura na UNIJUl; Especialização em Planejamento Regional na UNESP / Rio Claro; Mestrado em Geografia na UNESP / Rio Claro; Doutorado em Geografia na USP/SP; Pós Doutorado na Universidad Autonoma de Madrid/ES. Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e pesquisadora na Universidad Nacional de Mar del Plata. Experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, com atuação nos seguintes temas: agricultura familiar, movimentos sociais no campo, produção alimentar e agroecologia. Líder do Núcleo de Estudos Agrários e Culturais (http://www.arca.furg.br) e responsável pelo Centro de Agroecologia da FURG. Membro efetivo do Centro de Estudios Humboldt, com sede em Buenos Aires.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

Textos apresentados na XXV Semana Acadêmica de Geografia e V Semana Integrada do Programa de Pós-Graduação em Geografia