<b>Ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em panicum racemosum (p. beauv.) spreng (poaceae) em dunas costeiras do extremo sul do Brasil</b>

Autores/as

  • César Vieira Cordazzo
  • Sidney Luiz Sturmer

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v29i1.745

Palabras clave:

fungos micorrízicos, dunas costeiras, Panicum, rizosfera, mycorrhizal fungi, coastal dunes, rhizosphere

Resumen

Um estudo de campo sobre a ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) na gramínea das dunas Panicum racemosum foi realizado ao longo de um gradiente de estabilidade (dunas incipientes, dunas frontais e dunas fixadas) no extremo sul do Brasil. Três amostras de raízes e 100g de substrato foram coletadas em cada área. Dez espécies de FMAs foram encontradas e distribuidas em três famílias: Gigasporaceae (Scutellospora hawaiiensis, S. calospora, S.weresubiae, S.pellucida, Scutellospora sp., Gigaspora albida e G.decipiens); Glomeraceae (Glomus microaggregatum e Glomus sp..); e Acaulosporaceae (Acaulospora scrobiculata). As espécies de Gigasporaceae dominaram as dunas incipientes, enquanto que as espécies de Glomeraceae dominaram as dunas fixas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

César Vieira Cordazzo

Atualmente é Professor associado I do Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Membro de corpo editorial da Atlântica e Membro de corpo editorial da Neotropical Biology and Conservation, doutorado em Biological Sciences pela University Of East Anglia, UEA, Grã-Bretanha.

Mais informações: Currículo Lattes

Sidney Luiz Sturmer

Atualmente é professor titular do Dept. de Ciências Naturais da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2011-03-26

Cómo citar

Cordazzo, C. V., & Sturmer, S. L. (2011). <b>Ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em panicum racemosum (p. beauv.) spreng (poaceae) em dunas costeiras do extremo sul do Brasil</b>. Atlântica (Rio Grande), 29(1), 65–68. https://doi.org/10.5088/atlântica.v29i1.745

Número

Sección

Notas Breves