<b>Epitoquia de Neanthes Succinea na Região Estuarina da Lagoa dos Patos, RS, Brasil</b>

Autores/as

  • Leonir André Colling
  • Ricardo Roberto Capitoli
  • Carlos Emilio Bemvenuti

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v29i1.744

Palabras clave:

Neanthes succinea, epitoquia, Lagoa dos Patos, região estuarina, epitokal metamorphosis, Patos Lagoon, estuarine region

Resumen

O poliqueta Neanthes succinea é um nereidídeo cosmopolita, comum em estuários e regiões marinhas costeiras da América do Sul. Um evento de epitoquia de grandes proporções, ainda não observado para a região estuarina da Lagoa dos Patos, ocorreu no inverno de 2006. Este evento ocorreu associado aos valores de temperatura (> 16oC) e salinidade (médias quinzenais > 8) de inverno mais elevados para a estação dos últimos dez anos. Registros anteriores de eventos reprodutivos da espécie nesta região estuarina ocorreram em períodos de verão.

Descargas

Biografía del autor/a

Leonir André Colling

Mestre em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é doutorando no Curso de Pós-graduação em Oceanografia Biológica da FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Carlos Emilio Bemvenuti

Mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1983) e doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2011-03-26

Cómo citar

Colling, L. A., Capitoli, R. R., & Bemvenuti, C. E. (2011). <b>Epitoquia de Neanthes Succinea na Região Estuarina da Lagoa dos Patos, RS, Brasil</b>. Atlântica (Rio Grande), 29(1), 61–63. https://doi.org/10.5088/atlântica.v29i1.744

Número

Sección

Notas Breves