<b>Implementação e avaliação do monitoramento de algas nocivas e de ficotoxinas em um cultivo de moluscos em Florianópolis – SC</b>

Autores

  • Thiago Pereira Alves
  • Mathias Alberto Schramm
  • Marcio da Silva Tamanaha
  • Luís Antônio de Oliveira Proença

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v32i1.1553

Palavras-chave:

Monitoramento, Fitoplâncton, Maricultura, monitoring, Phytoplankton, Aquaculture.

Resumo

Florações de algas nocivas são eventos naturais que ocorrem em todos os oceanos e podem estar associadas com a presença de toxinas que afetam a saúde humana. Neste trabalho monitorou-se a ocorrência de toxinas causadoras de PSP, DSP e ASP em moluscos cultivados no Ribeirão da Ilha em Florianópolis entre fevereiro e setembro de 2006. Amostras para identificação do fitoplancton e variáveis ambientais também foram coletadas. A temperatura da água variou entre 17 e 28 ºC, a salinidade de 32 a 35 ‰ e a transparência da água de 0,6 a 3,1 metros, condições frequentemente observadas nesta área. A clorofila a variou de 1,1 a 5,9 mg m-3 caracterizando um ambiente mesotrofico. Os nutrientes dissolvidos não apresentaram valores anômalos, destacando as baixas concentrações de fosfato que indicam a pequena contribuição fluvial na região. Espécies nocivas observadas foram D. acuminata e D. caudata presentes nas amostras de rede de plâncton. P. minimum e o gênero Pseudo-nitzschia tiveram suas densidades máxima em 7,2x103 e 4,6x104 cél.L-1 respectivamente. Espécies não toxinas dominaram a comunidade fitoplanctonica (média de 3x105 cél.L-1) durante o período observado quando também não se observaou a presença de toxinas nos tecidos dos moluscos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Pereira Alves

Graduação em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente, exerce pesquisas no Centro de Educação de Ciências Tecnológicas, da Terra e do Mar, Departamento de Oceanografia da UNIVALI.

Mathias Alberto Schramm

Graduação em Oceanologia pela FURG, mestrado e doutorado em Ciência dos Alimentos pela UFSC. Atualmente é pesquisador no Laboratório de Estudos sobre Algas Nocivas da Universidade do Vale do Itajaí .

Mais informações: Currículo Lattes

Marcio da Silva Tamanaha

Graduação em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestrado em Ciência e Tecnololgia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente, é secretário da Associação Brasileira de Oceanografia - Regional PR/SC.

Mais informações: Currículo Lattes

Luís Antônio de Oliveira Proença

Graduação em Oceanografia pela FURG, mestrado em Oceanografia Biológica pela FURG e doutorado em Oceanografia - University of Southampton. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Itajaí.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-03-27

Como Citar

Alves, T. P., Schramm, M. A., Tamanaha, M. da S., & Proença, L. A. de O. (2011). <b>Implementação e avaliação do monitoramento de algas nocivas e de ficotoxinas em um cultivo de moluscos em Florianópolis – SC</b>. Atlântica (Rio Grande), 32(1), 71–78. https://doi.org/10.5088/atlântica.v32i1.1553

Edição

Seção

Artigos