PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM TRABALHADORES DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR

Autores

  • Vagner de Souza Vargas
  • Rubens Cáurio Lobato

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v19i2.986

Palavras-chave:

Sobrepeso. avaliação nutricional. Saúde do trabalhador. Unidade de alimentação e nutrição. Exercícios físicos. Overweight. Nutritional evaluation. Worker’s health. Nutritional and food unit. Physical exercise.

Resumo

O sobrepeso vem sendo apontado como fator de risco para doenças crônico-degenerativas e síndrome plurimetabólica. O objetivo deste estudo foi uma avaliação nutricional de todos os funcionários da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência de Pelotas/RS. No período de junho a agosto de 2001, todos os trabalhadores, exceto as nutricionistas, foram entrevistados e avaliados nutricionalmente pelo autor desta pesquisa. Com este estudo, evidenciou-se que 36% dos trabalhadores da UAN do HSPBP estavam com sobrepeso, sendo sua maioria do sexo feminino, sedentária, com baixa escolaridade e idade avançada. Portanto, uma das estratégias viáveis para o caso desses trabalhadores seria iniciar um processo de educação nutricional, aplicando-se a dietoterapia aos casos em que houvesse necessidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner de Souza Vargas

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2006).

Mais informações: Currículo Lattes

Rubens Cáurio Lobato

Formando do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

Vargas, V. de S., & Lobato, R. C. (2009). PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM TRABALHADORES DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 19(2), 47–55. https://doi.org/10.14295/vittalle.v19i2.986

Edição

Seção

Artigos