COAGULAÇÃO INTRAVASCULAR DISSEMINADA DEVIDO A UM HEMATOMA INTRATORÁCICO DE GRANDES PROPORÇÕES – UM RELATO DE CASO

Autores

  • Daniel Luís Pires Martins
  • Hugo Cataud Pacheco Pereira
  • Nikos Michel Numa Koukidis
  • Fabrício Bonotto Mallmann

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.946

Palavras-chave:

Coagulação intravascular disseminada, hematoma, Disseminated intravascular coagulation, hematoma.

Resumo

A coagulação intravascular disseminada (CIVD) é uma coagulopatia derivada do consumo massivo de plaquetas e fatores da coagulação, e está ligada a qualquer fator que altere drasticamente a hemostasia. O caso apresentado se refere a um paciente com insuficiência renal crônica (IRC) que sofreu um acidente de punção após a colocação de um cateter de Schiller, gerando um hematoma intratorácico de grandes proporções e cujo desfecho foi um quadro de coagulopatia. Embora seja uma possível etiologia de CIVD, não é comum ver grandes hematomas listados como etiologia de CIVD na literatura médica convencional ou mesmo em artigos de revisão bibliográfica. Neste relato, evidencia-se a relação entre a não-resolução de um hematoma intratorácico e o surgimento do quadro de CIVD no referido paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Luís Pires Martins

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

Mais informações: Currículo Lattes

Hugo Cataud Pacheco Pereira

Professor da Faculdade de Medicina – FURG; preceptor da Residência Médica em Medicina Interna, FURG.

Nikos Michel Numa Koukidis

Médico contratado do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Côrrea Júnior e preceptor da Residência em Medicina Interna, FURG.

Fabrício Bonotto Mallmann

Atualmente é médico residente de cardiologia do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina(ICSC), possui especialização - residência médica pelo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, ICSC.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

Martins, D. L. P., Pereira, H. C. P., Koukidis, N. M. N., & Mallmann, F. B. (2009). COAGULAÇÃO INTRAVASCULAR DISSEMINADA DEVIDO A UM HEMATOMA INTRATORÁCICO DE GRANDES PROPORÇÕES – UM RELATO DE CASO. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 20(1), 51–58. https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.946

Edição

Seção

Artigos