A IMPORTÂNCIA DOS BIOTÉRIOS NA PESQUISA EXPERIMENTAL

Autores

  • Susi Heliene Lauz Medeiros
  • Paula de Lima Telmo
  • Patrícia de Souza Aguiar
  • Guilherme Almeida
  • Pedro Eduardo Almeida da Silva
  • Carlos James Scaini

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.941

Palavras-chave:

biotério, animais de laboratório, experimento, ética, animal house, laboratory animals, experiment, ethics.

Resumo

Biotérios são instalações capazes de produzir e manter espécies de animais para pesquisa em diferentes áreas da ciência. Independente da espécie ou linhagem utilizada, é importante que o manejo e a manutenção dos animais de laboratório sejam de acordo com os princípios éticos na experimentação animal. Os cuidados com o ambiente e microambiente, bem como as condições sanitárias do biotério, são indispensáveis para não haver interferência nos resultados das pesquisas. Faz-se necessário incentivar os pesquisadores a unificar esforços para a implantação de biotério setoriais na instituição, visando à otimização de espaços e de recursos humanos e financeiros destinados à manutenção dos animais. Assim, as instituições de pesquisa devem investir na construção e manutenção de biotérios de criação e de experimentação, com o intuito de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia, com reflexos diretos na saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susi Heliene Lauz Medeiros

Graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1987), Mestrado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e Doutorado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (2001).

Mais informações: Currículo Lattes

Paula de Lima Telmo

Doutoranda em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Mais informações: Currículo Lattes

Patrícia de Souza Aguiar

Atualmente é farmacêutica e sócia - Botica Farmácia de Manipulação e farmacêutica no HU da FURG, mestranda em Ciências da Saúde pela FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Guilherme Almeida

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – FURG

Pedro Eduardo Almeida da Silva

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande. Orientador de Mestrado e Doutorado, possui pós-doutorado pelo Instituto de Medicina Tropical da Antuerpia.

Mais informações: Currículo Lattes

Carlos James Scaini

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atua na graduação (Medicina, Enfermagem e Ciências Biológicas), Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado) - FURG; Coordenador do Curso de Especialização em Agentes Infecto-Parasitários FURG e colaborador do Mestrado em Parasitologia - UFPel, possui doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

Medeiros, S. H. L., Telmo, P. de L., Aguiar, P. de S., Almeida, G., da Silva, P. E. A., & Scaini, C. J. (2009). A IMPORTÂNCIA DOS BIOTÉRIOS NA PESQUISA EXPERIMENTAL. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 20(1), 25–30. https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.941

Edição

Seção

Artigos