Conhecimento do tema plantas medicinais e fitoterápicos como instrumento tecnológico na formação dos acadêmicos de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/vittalle.v30i2.7496Palavras-chave:
práticas integrativas e complementares, acadêmicos de enfermagem, plantas medicinais, fitoterapia, políticas públicasResumo
O trabalho investigou sobre o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre as plantas medicinais e fitoterápicos. Trata-se de um estudo transversal e analítico, realizado com a aplicação de questionário direcionado a alunos de Enfermagem em 2010. Participaram 156 acadêmicos, a maioria formada por mulheres jovens e solteiras com idade média de 23,6 anos. A maior parte dos entrevistados (67,9%) conhecem as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), principalmente massagens, acupuntura, terapia floral, reiki, homeopatia, musicoterapia e fitoterapia. Utilizam-nas e conhecem pessoas que usam essas práticas terapêuticas. A aquisição do conhecimento se deu, principalmente, em livros (49,2%) e revistas (64,7%) e 53,2% utilizam as PICs para o autocuidado. Apenas 30,1% discutiram o tema com docentes. Constatou-se que a maioria (98,1%) desconhece a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e as Políticas Intersetorial de Plantas Medicinais do RS. Mesmo assim, os acadêmicos sao favoráveis à implantação de disciplina curricular abordando o tema. Assim, conclui-se que existe um ambiente favorável para a abordagem do tema no currículo do curso.Downloads
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Publicado
2018-09-27
Como Citar
Correa, N., Soares, M. C. F., & Muccillo-Baisch, A. L. (2018). Conhecimento do tema plantas medicinais e fitoterápicos como instrumento tecnológico na formação dos acadêmicos de enfermagem. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 30(2), 38–46. https://doi.org/10.14295/vittalle.v30i2.7496
Edição
Seção
Pesquisa