Conhecimento, uso e aceitação de acadêmicos de medicina sobre as práticas integrativas e complementares

Autores

  • Angélica Garcia Couto Universidade do Vale do Itajaí
  • Mara Cristina Binz Universidade do Vale do Itajaí
  • Alan de Jesus Pires de Moraes Universidade do Vale do Itajaí
  • Bruno de Luca Serpa Caetano Universidade do Vale do Itajaí
  • Celso Castelan da Cunha Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v30i1.7448

Palavras-chave:

Práticas Integrativas e Complementares, Sistema Único de Saúde, Conhecimento, Acadêmicos de medicina

Resumo

No Brasil, a divulgação sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) em saúde ganhou impulso na sociedade, após a sua legitimação no Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, muitas destas terapias têm encontrado resistência em sua aceitação e uso, tanto no meio acadêmico-científico, quanto por parte dos profissionais e gestores de saúde. Entre as razões, destaca-se a falta de capacitação, na fase de formação acadêmica do profissional. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar o conhecimento, o uso e a aceitação dos acadêmicos do curso de Medicina numa Universidade do Alto Vale do Itajaí sobre as PICs. Trata-se de um estudo transversal, utilizando-se de uma pesquisa estruturada na a forma de um questionário autoaplicável composto por 07 questões objetivas. O conhecimento dos alunos frente a oferta das PICs pelo SUS foi notoriamente baixo, apesar da maioria referir a sua aceitação tanto como usuário, como da sua possível indicação como futuro profissional médico. Apenas 24% dos acadêmicos sabiam que as práticas integrativas são oferecidas no SUS. Estes resultados apontam para a necessidade de fortalecer as bases de formação do profissional para atuação no SUS, com a visão ampliada contemplando todas as possibilidades terapêuticas, às quais o usuário tem direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Garcia Couto, Universidade do Vale do Itajaí

Curso de Farmácia Professora Doutora na Disciplina de Fitoterapia e práticas integrativas Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas Programa de Especialização em Fitoterapia Clínica

Mara Cristina Binz, Universidade do Vale do Itajaí

Curso de Medicina Professora Mestre na Disciplina de Saúde Coletiva

Alan de Jesus Pires de Moraes, Universidade do Vale do Itajaí

Curso de Medicina Professor Doutor na Disciplina de Epidemiologia Clínica

Bruno de Luca Serpa Caetano, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmico do Curso de Medicina

Celso Castelan da Cunha, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmico do Curso de Medicina

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-07-17

Como Citar

Couto, A. G., Binz, M. C., de Moraes, A. de J. P., Caetano, B. de L. S., & da Cunha, C. C. (2018). Conhecimento, uso e aceitação de acadêmicos de medicina sobre as práticas integrativas e complementares. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 30(1), 56–62. https://doi.org/10.14295/vittalle.v30i1.7448