EXPOSIÇÃO A AFLATOXINAS: FATOR DE RISCO PARA CÂNCER DE FÍGADO

Autores

  • Danieli de Cristo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Janaina Rocha Niehues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Camila Thais Adam Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Carla Nazário Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Haas Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Aflatoxinas, Alimentos, Câncer de Fígado, Micotoxinas

Resumo

As aflatoxinas são substâncias tóxicas encontradas em alguns alimentos como o milho e amendoim e produzidas principalmente pelo fungo Aspergillus flavus. Essas substâncias caracterizam um problema de saúde pública em quase todo mundo, principalmente a Aflatoxina B1 (AFB1), classificada como cancerígena pela Organização Mundial da Saúde. Trata-se de uma revisão de literatura através de artigos encontrados no PubMed, SciELO, LILACS, Scopus e no Portal de periódicos da Capes. As palavras-chave utilizadas na busca foram “Cancer liver” and “aflatoxins” and “micotoxins” and “exposition” and “food”. A ingestão e/ou exposição em longo prazo a essas substâncias geralmente dá origem a um carcinoma hepatocelular (CHC). O CHC tem alta incidência mundial, sendo que é maior em áreas onde a aflatoxina é endêmica, como por exemplo, na África. Importante salientar que o número de portadores de câncer de fígado cresceu muito nos últimos anos. Esse trabalho tem por objetivo avaliar a associação entre câncer de fígado e a ingestão e/ou exposição à aflatoxinas, observando a intoxicação decorrente da ingestão desta micotoxina, prevenindo ou evitando assim o surgimento de neoplasias malignas do fígado e outros órgãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli de Cristo, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina

Janaina Rocha Niehues, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina

Camila Thais Adam, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina

Ana Carla Nazário, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina

Patrícia Haas, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá; Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre e Doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Como Citar

Cristo, D. de, Niehues, J. R., Adam, C. T., Nazário, A. C., & Haas, P. (2016). EXPOSIÇÃO A AFLATOXINAS: FATOR DE RISCO PARA CÂNCER DE FÍGADO. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 27(1), 13–20. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6080

Edição

Seção

Artigos