PERFIL DAS MULHERES COM ALTERAÇÃO NO EXAME PAPANICOLAU NO SUL DO PAÍS

Autores

  • Camila Magroski Goulart Nobre FURG
  • Jéssica Medeiros Minasi FURG
  • Alessandra Mendes de Barros UFSC
  • Vanessa Franco de Carvalho FURG
  • Larissa Brião de Oliveira FURG
  • Nalú Pereira da Costa Kerber FURG

Palavras-chave:

Neoplasias do colo do útero, Prevenção secundária, Esfregaço vaginal

Resumo

O câncer de colo uterino apresenta maior incidência nos países menos desenvolvidos, o Brasil tem um risco estimado de 15,33 casos a cada 100 mil. Apesar da alta incidência, se detectado precocemente, apresenta grande potencial de cura. Objetivo: conhecer o perfil sociodemográfico e ginecológico das mulheres com alteração no exame Papanicolau na cidade do Rio Grande – RS. O estudo de abordagem quantitativa, realizado a partir do recorte da macro pesquisa intitulada “Itinerário terapêutico das mulheres com alterações cervicais no citopatológico em Rio Grande”. Foi desenvolvido em Rio Grande - RS, a partir dos exames citopatológicos alterados realizados no sistema público de saúde, no período de janeiro de 2010 e julho de 2011. A análise dos dados foi realizada por meio do método de estatística descritiva simples. O estudo obteve a anuência do Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde da FURG, Parecer 83/2011. A faixa etária predominante foi de 21 a 30 anos (33,3%); 64,5% das mulheres entrevistadas tinham companheiro; 39,5% estudou até a 4ª série; 70,8% não utilizava preservativo; a iniciação sexual predominou na idade de 16 anos ou mais com 52%; 35,4% já tiveram de três a quatro parceiros sexuais; 58,3% tiveram a menarca entre 12 e 14 anos; 72,9% das mulheres não faziam uso de anticioncepcionais orais e 70,8% das mulheres eram multíparas. Estes resultados forneceram maior conhecimento para os profissionais da saúde, favorecendo o subsídio de melhor atendimento as mulheres com alterações no referido exame.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Magroski Goulart Nobre, FURG

Enfermeira da Residência Multiprofissional Cardiometabólica – Rimhas, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Jéssica Medeiros Minasi, FURG

Acadêmica da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Bolsista EPEM.

Alessandra Mendes de Barros, UFSC

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Vanessa Franco de Carvalho, FURG

Enfermeira da Prefeitura Municipal do Rio Grande, Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Larissa Brião de Oliveira, FURG

Acadêmica da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Bolsista EPEM- FURG.

Nalú Pereira da Costa Kerber, FURG

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Goulart Nobre, C. M., Minasi, J. M., Barros, A. M. de, Carvalho, V. F. de, Oliveira, L. B. de, & Kerber, N. P. da C. (2016). PERFIL DAS MULHERES COM ALTERAÇÃO NO EXAME PAPANICOLAU NO SUL DO PAÍS. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 26(1), 29–36. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6057

Edição

Seção

Artigos