PROCESSOS PSICOLÓGICOS DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PERANTE A MORTE DE UM PACIENTE

Autores

  • Dianes Mocelin Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC
  • Aline Moschen Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Álvaro Cielo Mah Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Lisandra Antunes de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarin

Palavras-chave:

Profissionais, Morte, Paciente

Resumo

Este artigo buscou os significados e percepções de profissionais da saúde diante da morte dos pacientes. Além disso, foi abordado como os profissionais da saúde lidam com a morte de um paciente e quais sentimentos e pensamentos que são referidos por estes face a morte de um paciente. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é descritiva. Trata-se de uma pesquisa que se classifica com enfoque qualitativo. Com relação aos procedimentos consiste em uma entrevista semi-estruturada. Foi possível constatar que os profissionais entrevistados estão despreparados para enfrentar a morte de um paciente, os sentimentos e pensamentos são de tristeza e de fracasso por não ter conseguido salvar uma vida. Para muitos desses profissionais, falar sobre morte é difícil, sem ter palavras para expressar o que sabem a respeito. Portanto, existe ainda um tabu quanto a morte, os profissionais da saúde são vistos como pessoas preparadas para salvar vidas e não para deixar as mesmas morrer. Os sentimentos e percepções desses profissionais perante a morte é além de uma tristeza, medo, mas sim como um fracasso profissional, e a falta de um apoio psicológico na instituição acabam criando com o tempo um sofrimento psíquico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dianes Mocelin, Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC

Acadêmica de Psicologia da UNOESC – PZO

Aline Moschen, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Psicóloga, Especialista em Gestão de Pessoas (UnC), e professora do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Álvaro Cielo Mah, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) de Portugal, Coordenador e Professor do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Campus de Pinhalzinho.

Lisandra Antunes de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarin

Orientadora, Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade e professora do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC); Coordenadora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Pós-graduanda em Psicologia Hospitalar da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Mocelin, D., Moschen, A., Mah, Álvaro C., & Oliveira, L. A. de. (2016). PROCESSOS PSICOLÓGICOS DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PERANTE A MORTE DE UM PACIENTE. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 26(1), 11–20. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6055

Edição

Seção

Artigos