DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS
Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares, Currículo, Educação Médica, Ensino SuperiorResumo
O ensino médico no Brasil, especialmente nas últimas duas décadas, tornou-se objeto privilegiado de análise e debates pelos profissionais da área e pela sociedade em geral. As discussões são pautadas pela necessidade de uma reflexão acurada sobre saúde e sociedade, paradigmas médicos e estilos de pensamento, saberes e práticas, modelos assistenciais e resolutividade dos problemas de saúde, políticas públicas e projetos pedagógicos de cursos. Há um consenso quanto à necessidade de reformulação de determinados aspectos da formação médica com vistas a uma satisfação das demandas assistenciais atuais, de acordo com as Diretrizes Curriculares. A maioria dos cursos de Medicina ainda se encontra organizada de acordo com as proposições do Relatório Flexner, com um modelo de ensino centrado no hospital, caracterizado pela fragmentação do currículo e por metodologias centradas no professor. O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as mudanças no currículo médico a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares.Downloads
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Publicado
2016-08-15
Como Citar
Rodrigues, O., Trindade, G. S., & Carvalho, F. A. H. de. (2016). DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 25(1), 29–35. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017
Edição
Seção
Artigos