EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores

  • Cristina Dutra Ribeiro FURG
  • Bianca Bittencourt de Souza FURG
  • Mirelle de Oliveira Saes FURG
  • Lulie Rosane Odeh Susin
  • Ana Luiza Muccillo-Baisch FURG
  • Maria Cristina Flores Soares FURG

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Promoção da Saúde, Ensino Fundamental

Resumo

A promoção de práticas alimentares saudáveis são diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde enfatizando a educação para reduzir as carências nutricionais e a obesidade com enfoque no ambiente escolar. Objetivou-se avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável entre escolares e relatar atividades de educação nutricional realizadas. Tratase do relato de experiência de um projeto de extensão universitária interdisciplinar intitulada “O que tem de ‘bom’ para comer hoje?”.O diagnóstico foi realizado por docentes e discentes da Universidade Federal do Rio Grande em uma parcela de alunos de cinco escolas de ensino fundamental deste município. Para avaliar o conhecimento prévio dos alunos, foi aplicado um instrumento com figuras de diversos alimentos, sendo os escolares orientados a circular aquelas que consideravam fazer parte de uma alimentação saudável. Participaram do diagnóstico 909 estudantes. Alunos das séries mais avançadas obtiveram um percentual maior de acertos, com maior prevalência nas figuras de sucos e frutas. As figuras de lanches tipo “fastfood” foram as que mais apresentaram inadequação na escolha, verificando-se percentuais de acertos baixos (46,7%) em uma das escolas. Pode-se considerar que existe uma confusão entre aquele alimento que é considerado saudável e o apetitoso. Já as ações para estimular a alimentação saudável incluíram situações do cotidiano escolar, estimulando o pensamento crítico. Os diferentes momentos de avaliação realizados com todos os atores envolvidos mostraram que houve uma ampliação dos conhecimentos dos participantes em relação ao tema, e uma sensibilização quanto ao seu papel de multiplicadores das informações obtidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Dutra Ribeiro, FURG

Mestre Universidade Federal do Rio Grande – FURG. crisdribeiro@yahoo.com.br ;Endereço para correspondência: Avenida Espirito Santo nº 2995 CEP: 96090-260.

Bianca Bittencourt de Souza, FURG

Mestre Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Mirelle de Oliveira Saes, FURG

Mestre Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Lulie Rosane Odeh Susin

Professora Adjunta da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Ana Luiza Muccillo-Baisch, FURG

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Maria Cristina Flores Soares, FURG

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Ribeiro, C. D., Souza, B. B. de, Saes, M. de O., Susin, L. R. O., Muccillo-Baisch, A. L., & Soares, M. C. F. (2016). EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 25(1), 21–28. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6016

Edição

Seção

Artigos