Avaliação da função pulmonar em escolares expostos à poluição atmosférica em Rio Grande
Palavras-chave:
Poluição do ar, Função pulmonar, CriançaResumo
Este estudo tem como objetivo avaliar a função respiratória de escolares, pesquisando a associação entre poluição e alteração da função pulmonar. Foram avaliados 382 escolares, entre 6 e 14 anos, em nove escolas de duas áreas da cidade do Rio Grande com níveis de poluição atmosférica diferentes. O estudo transversal foi realizado através da aplicação de um questionário ao responsável pela criança. A espirometria (teste de função pulmonar) foi realizada por uma única pneumologista infantil, com treinamento para tal, na respectiva escola. O teste do qui-quadrado foi usado na análise bivariada. Para estimar as razões de prevalência e os intervalos de confiança (95%), foi realizada a regressão de Poisson com variância robusta. A porcentagem de crianças identificadas com alteração da função pulmonar foi de 12,8%, no total. Nas duas áreas de interesse para o estudo, com referência à exposição à poluição ambiental, verificaram-se as seguintes porcentagens de alteração da função pulmonar: 14,8% para a área exposta e 10,5% para a não exposta na análise bivariada (p=0,084). Com base nesta amostra, concluímos que não houve diferença significativa na alteração da função pulmonar entre as áreas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-27
Como Citar
Olmedo, A. P. B., Silva, M. G., Muccilo-Baisch, A. L., & Soares, M. C. F. (2015). Avaliação da função pulmonar em escolares expostos à poluição atmosférica em Rio Grande. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 24(1), 11–18. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/5101
Edição
Seção
Artigos