MITOS E CRENÇAS NO CUIDADO MATERNO E DO RECÉM-NASCIDO

Autores

  • Cristiane de Oliveira Bianchini
  • Nalú Kerber

Palavras-chave:

cuidado pós-natal, cuidado do lactente, conduta de saúde, cultura.

Resumo

RESUMO: Objetivos: Esta pesquisa objetivou identificar a existência de mitos e crenças das mães em relação às práticas de cuidado consigo e com seu bebê, ao mesmo tempo em que buscou analisar a influência do pré-natal nessas práticas. Métodos: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, desenvolvido durante os meses de março e abril de 2008. A coleta de dados foi realizada através de entrevista individual, guiada por roteiro semi-estruturado, aplicada por meio de visitas domiciliares. Os sujeitos do estudo são mulheres que tiveram filho há menos de 6 meses, e que pertencem à área adstrita de uma unidade de saúde da família do Município do Rio Grande. Resultados: A análise dos discursos evidenciou que as mães têm freqüentado as consultas de pré-natal, porém, apresentam dificuldade em reproduzir as orientações recebidas. Constatou-se que, mesmo tendo recebido orientações relacionadas aos cuidados de si e do RN, as mães continuam utilizando práticas populares, na maioria das vezes orientadas por familiares. Conclusões: Percebe-se, assim, a necessidade da inserção no pré-natal, de orientações referentes a tais práticas. Mais do que nunca se evidencia a necessidade da associação do saber científico aos conhecimentos populares, valorizando o saber popular e ao mesmo tempo desmistificando práticas que possam colocar em risco a saúde da mulher e do RN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane de Oliveira Bianchini

Enfermagem. Ciências da Saúde

Nalú Kerber

Doutorado em Filosofia, Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professora Adjunta I da Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-06-03

Como Citar

Bianchini, C. de O., & Kerber, N. (2011). MITOS E CRENÇAS NO CUIDADO MATERNO E DO RECÉM-NASCIDO. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 22(2), 35–50. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/1455

Edição

Seção

Artigos