Abordagens socioeducativas de corpo e mente e percepção de ansiedade durante a primeira onda do COVID-19: um estudo de caso com dançarinos profissionais

Autores

  • Shauane Emanuela Fornaciari Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Jaqueline Puquevis UniGuairacá Centro Universitário
  • Luana Maximo Gasperoto UniGuairacá Centro Universitário
  • Beatriz Czarniecki Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
  • Mariana Monteiro Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
  • Ana Carolina Paludo Masaryk University

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v34i2.14204

Palavras-chave:

quarentena, sessões terapêuticas, dançarinos, ansiedade

Resumo

Durante a primeira onda da pandemia do Coronavírus (COVID-19), as medidas de quarentena e distanciamento social adotadas pela maioria dos países, acabou proporcionando um efeito negativo na saúde mental da população em geral. Assim, o presente estudo teve como objetivo principal a realização de sessões terapêutica socioeducativos em um grupo de dançarinos profissionais e analisar seu possível efeito na percepção de ansiedade. Para tanto, 12 dançarinos (18 a 32 anos), de ambos os sexos pertencentes a um grupo específico de dança participaram de três encontros síncronos em grupo, com profissionais de psicologia, com objetivo socioeducativo baseado em: técnicas de relaxamento e respiração, atividade de autocompaixão e experiência somática, em consonância com a Psicologia Positiva. Ao final das sessões, um questionário online quali-qualitativo foi utilizado para avaliar a percepção dos dançarinos em relação as sessões e seu possível impacto na percepção de ansiedade foi aplicado. O questionário foi respondido por sete dançarinos, no qual temos como principais resultados: todos participantes reportaram um feedback positivo sobre a atuação das sessões na percepção de ansiedade, sendo que a maioria dos dançarinos reportaram que as sessões auxiliaram “em parte” na melhoria do bem-estar durante a quarentena. Todos demonstraram vontade de continuar com as sessões, porém conduzidas de maneira individual. Conclui-se que as três sessões terapêuticas com característica socioeducativa demonstraram ser positivas na percepção da ansiedade em dançarinos profissionais, durante o período da primeira onda do COVID-19. Assim, em situações semelhantes a quarentena e distanciamento social, sessões de psicologia positiva são recomendadas para profissionais de dança, para que esses possam manter ou melhorar suas respostas positivas de ansiedade e bem-estar.

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Publicado

2022-09-12

Como Citar

Silva, S. E. F. ., Puquevis, J. ., Gasperoto, L. M. ., Czarniecki, B. ., Monteiro, M. ., & Paludo, A. C. . (2022). Abordagens socioeducativas de corpo e mente e percepção de ansiedade durante a primeira onda do COVID-19: um estudo de caso com dançarinos profissionais. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 34(2), 42–48. https://doi.org/10.14295/vittalle.v34i2.14204