Monitoramento do interesse dos internautas brasileiros em assuntos relacionados a atividade física durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.14295/vittalle.v34i2.13447Palavras-chave:
comportamento, internet, COVID-19, atividade física, lazer, condicionamento físicoResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar e descrever padrões de busca por termos relacionados ao exercício físico na internet durante o ano 2020, no Brasil, em meio a pandemia de COVID-19, quando medidas restritivas de circulação de pessoas foram implementadas em diferentes escalas por todo o território nacional. Utilizou-se o Google Trends como ferramenta de coleta de dados, obtidos no formato de volume relativo de buscas (VRB) e dividido em 3 momentos distintos referentes a 36 semanas do ano de 2020: pré-pandemia (anterior ao decreto oficial), fase um (fase inicial da pandemia entre março e junho) e fase dois (junho até fim de agosto, com escalada no número de casos). Foram coletados o VRB dos termos “caminhada”, “musculação”, “corrida”, “CrossFit” e “Ciclismo”. Duas categorias foram utilizadas como filtro de buscas: “hobbies e lazer”, “condicionamento físico”. Para comparar as mudanças no VRB nesses períodos, conduzimos análise de medidas repetidas e o Teste de Friedman, dependendo da normalidade dos dados. Adotamos índice de confiança de 95% e p ≤ 0,05 em todos os testes. Os termos “caminhada”, “ciclismo” e “corrida” apresentaram alta significativa no VRB durante a pandemia, em ambas as categorias, mas principalmente na “hobbies e lazer”. O termo “musculação” se manteve estável, com alto VRB na categoria “condicionamento físico”. O interesse por atividades ao ar livre, em especial o ciclismo, foi a que despertou maior interesse entre os internautas brasileiros durante o ano de 2020, principalmente no contexto de lazer. A musculação dominou o interesse do público no contexto do condicionamento físico, mesmo em um contexto de pandemia e medidas restritivas. Esse tipo de análise permite inferir sobre os interesses do público e pode orientar a tomada de decisão em relação a políticas públicas ou um direcionamento mercadológico profissional.