O uso de questionários na investigação do consumo mundial de bebidas alcoólicas por gestantes: uma revisão sistemática

Autores

  • Marina Veiga da Silva Amorim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Claudia Daniele Bianco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia de Souza Brocardo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v33i3.13178

Palavras-chave:

Etanol, inquéritos e questionários, transtornos do espectro alcoólico fetal, consumo de bebidas alcoólicas, gravidez

Resumo

O objetivo deste artigo de revisão foi verificar quais são os instrumentos e metodologias mais utilizados para a identificação do consumo de bebidas alcoólicas por gestantes. A busca de artigos publicados entre 2010 e 2020 que investigaram o consumo de álcool em gestantes foi realizada nas bases de dados Pubmed, Medline e Web of Science de acordo com a recomendação Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foram localizados 1345 registros, dos quais 88 artigos foram incluídos nessa revisão. A maioria dos estudos utilizou questionários de autoria própria (n=45). Entre os 16 questionários validados encontrados pode se destacar a utilização do AUDIT/AUDIT-C (n= 28). Baseado nessa revisão conclui-se que existem poucos estudos investigando o consumo de bebidas alcoólicas entre gestantes e a falta de padronização nos métodos de coleta dos dados torna difícil comparações entre os estudos. Sugere-se que os pesquisadores utilizem questionários validados para estudar o consumo de álcool em gestantes e que incluam medidas de intervenção nas suas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Veiga da Silva Amorim, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é mestranda no programa de pós-graduação em Neurociências, sob orientação da Profª. Drª. Patricia de Souza Brocardo.

Claudia Daniele Bianco, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura (2017), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências (2019). Atualmente é aluna de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (2019-2023). Todos pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

 

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Amorim, M. V. da S. ., Bianco, C. D. ., & Brocardo, P. de S. (2021). O uso de questionários na investigação do consumo mundial de bebidas alcoólicas por gestantes: uma revisão sistemática. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 33(3), 112–133. https://doi.org/10.14295/vittalle.v33i3.13178

Edição

Seção

Revisão