Perfil bacteriano de amostras microbiológicas de pacientes internados na Clínica Cirúrgica de um Hospital Universitário de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i1.11079

Palavras-chave:

Perfil, antimicrobianos, bactérias, enfermaria

Resumo

No Brasil, apesar de não haver uma sistematização dos dados, estima-se que, aproximadamente, 5 a 15% dos pacientes hospitalizados adquiram algum tipo de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), sendo ela, em geral, a quarta causa de mortalidade. As IRAS apresentam uma enorme relevância para saúde pública, pois fatores como indivíduos imunocomprometidos associado ao surgimento da resistência a antimicrobianos, estão cada vez mais frequente no ambiente hospitalar, facilitando este tipo de infecção. O objetivo deste trabalho foi verificar a ocorrência e o perfil bacteriano de pacientes internados na Clínica Cirúrgica de um Hospital Universitário. O estudo foi realizado através da análise retrospectiva de exames de aspirados traqueais, hemoculturas e uroculturas de pacientes internados na Clínica Cirúrgica, no período de janeiro a dezembro de 2018. Os dados foram coletados por meio de impressos laboratoriais do próprio serviço e tabulados na planilha do Excel®, sendo divididos em amostras positivas e negativas e realizada análise descritiva com valores absolutos e percentuais. Em geral, as bactérias mais freqüentes, nas diferentes amostras, foram Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Staphylococcus coagulase negativa, Acinetobacter baumannii e Klebsiella pneumoniae. As espécies bacterianas com maior resistência foram Acinetobacter baumannii, Staphylococcus coagulase negativa, Klebsiella pneumoniae e Klebsiella oxytoca. Os dados deste trabalho permitem o conhecimento do perfil bacteriano encontrado nos pacientes internados, o que poderá nortear o tratamento das infecções e conseqüentemente auxiliar na diminuição da seleção de bactérias multirresistentes, auxiliando na prevenção e no controle das infecções hospitalares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ive Dias Mangueira Bastos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)/EBSERH

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente é Médica residente do curso de Residência em Clínica Médica da UNIVASF.

Bruna Dias Mangueira Bastos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)/EBSERH

Possui graduação em Medicina veterinária pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente é discente do programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Carine Freitas Silva, Faculdade São Francisco de Juazeiro

Estudante de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro

Katia Suely Batista Silva, Hospital Universitário da UNIVASF/EBSERH

Estudante de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Juazeiro e técnica de Enfermagem da EBSERH - HU-UNIVASF

Carine Rosa Naue, Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco - HU-UNIVASF (EBSERH)

Possui graduação em Ciências Biológicas -Ecologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005), mestrado em Ciências, área de concentração Fitopatologia/bacteriologia, pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e doutorado em Fitopatologia/Bacteriologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Atualmente é Bióloga/Microbiologista do laboratório de Análises Clínicas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no HU-Univasf em Petrolina-PE e Profa. de Nível Superior.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Como Citar

Bastos, I. D. M., Bastos, B. D. M., Silva, C. F., Silva, K. S. B., & Naue, C. R. (2020). Perfil bacteriano de amostras microbiológicas de pacientes internados na Clínica Cirúrgica de um Hospital Universitário de Pernambuco. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 32(1), 108–121. https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i1.11079

Edição

Seção

Pesquisa