O nível médio do mar: uma realidade física u um critério de engenharia

Autores

  • Claudio Freitas Neves

Palavras-chave:

maré, nível médio do mar, engenharia costeira, gerenciamento costeiro

Resumo

O monitoramento permanente das marés para fins de navegação levou à constatação da existência de flutuações do nível médio do mar. O artigo discute os possíveis entendimentos que se pode ter sobre este conceito e sugere que o “nível médio do mar” seja obtido por meio de filtragens (no domínio do tempo ou da freqüência) dos registros aregráficos, quando o usuário estabelece o período de oscilações a serem filtradas. São apresentados exemplos de medições no Brasil e nos Estados Unidos em longo prazo e são evidenciadas as causas meteorológicas para flutuações do nível do mar em escalas intra-anual (sazonal) e interanual (decenal). O artigo finaliza propondo a curva de permanência do nível médio do mar como um critério de engenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Freitas Neves

Professor do Programa de Engenharia Oceânica - UFRJ, Doutor em Coastal Oceanographical Engineering pela University of Florida (Estados Unidos).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2007-12-17

Como Citar

Neves, C. F. (2007). O nível médio do mar: uma realidade física u um critério de engenharia. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 15(2), 19–33. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/185

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.