Modelagem e simulação do tráfego de veículos e controle semafórico em um ambiente virtual

Autores

  • Marcelo Paravisi
  • Soraia R. Musse
  • Alessandro de Lima Bicho

Palavras-chave:

Engenharia de tráfego, Controle semafórico, Computação gráfica, Redes de Petri

Resumo

Simular o trânsito de áreas urbanas de maneira realista em um ambiente virtual é uma tarefa complexa de ser implementada, pois muitas características precisam ser desenvolvidas. Neste trabalho, propomos a utilização de diversas técnicas para modelar e controlar a interação dos elementos constituintes de uma simulação. Em particular, apresentamos um modelo baseado em Física para que os veículos evitem colisões, uma política de controle de acesso a cruzamentos baseada em reservas e um modelo de sincronização de semáforos utilizando rede de Petri. Os resultados apresentados demonstram que os modelos propostos reproduzem os comportamentos esperados para os contextos simulados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro de Lima Bicho

Assistant Professor, Federal University of Rio Grande, Furg. Ph.D. and M.S. degree in Eletrical Engineering (Computer Graphics), FEEC, State University of Campinas, Unicamp (2009 and 2001); B.S. degree in Computer Engineering, Furg (1998); Data Processing Technician (High School), Technical and Industrial High School, CTI/Furg (1993).

Downloads

Publicado

2010-11-12

Como Citar

Paravisi, M., Musse, S. R., & Bicho, A. de L. (2010). Modelagem e simulação do tráfego de veículos e controle semafórico em um ambiente virtual. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 16(2), 16–37. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/1642

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.