ESTUDO DA TRANSMISSÃO DE PREÇOS ENTRE O MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ÓLEO BRUTO DE SOJA PARA O PREÇO PAGO AO PRODUTOR BRASILEIRO (1996-2016)

Autores

  • Elen Presotto Mestra pelo Programa pelo Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (UFSM); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (UFRGS)
  • Clailton Ataídes de Freitas Docente do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (UFSM)
  • Patricia Batistella Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (UFSM); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (UFRGS)
  • Lauana Rossetto Lazaretti Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (UFSM); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n2-8246

Palavras-chave:

mercado internacional e nacional, Transmissão de Preços, VECM,

Resumo

Na teoria econômica, a partir dos postulados da Lei do preço Único, acredita-se que há transmissão de preços entre mercados, parte-se do princípio que no longo prazo estes preços tendem a convergir para um único preço. Para tanto, este estudo busca testar a hipótese de Assimetria de Transmissão de Preços (ATP) em função dos mercados nacional e internacional de óleo bruto de soja para o produtor rural de soja em grão brasileiro. Assim, recorre-se à econometria de séries temporais, mais especificamente, ao Modelo Vetorial de Correção de Erros para se alcançar as estimativas da ATP. Entre os principais resultados, destacam-se a cointegração entre os processos estudados, a presença de ATP para as variações do preço de óleo bruto de soja no mercado internacional e nacional, em relação ao preço pago ao produtor de soja brasileiro. Além disto, foi possível constatar, também, a existência de ATP em diferentes versões como a espacial, vertical e de curto e longo prazo, para os mercados estudados. Os resultados encontrados podem auxiliar o produtor de soja brasileiro, principalmente na tomada de decisão em função do processo de transmissão de preços detectado. O mesmo sofre influências assimétricas de preços que podem derivar da ocorrência de uso de poder de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Como Citar

Presotto, E., de Freitas, C. A., Batistella, P., & Rossetto Lazaretti, L. (2019). ESTUDO DA TRANSMISSÃO DE PREÇOS ENTRE O MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ÓLEO BRUTO DE SOJA PARA O PREÇO PAGO AO PRODUTOR BRASILEIRO (1996-2016). SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 23(2), 33–44. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n2-8246