RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR

Autores

  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
  • Andréia Carpes Dani Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
  • Maria Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

DOI:

https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7345

Palavras-chave:

Ensino da contabilidade, Currículo mundial, Isomorfismo institucional.

Resumo

Este estudo analisou a similaridade das matrizes curriculares de Cursos de Ciências Contábeis com o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, a oferta de disciplina específica de contabilidade internacional e a relação destas variáveis com o desempenho no Enade e CPC. Pesquisa descritiva foi realizada mediante análise de documentos e abordagem quantitativa com 47 IES. Resultados indicam uma alta similaridade entre as matrizes curriculares dos cursos analisados e o currículo mundial. Conhecimentos de Contabilidade e Áreas Afins (56,78%) e Conhecimentos Organizacionais e da Atividade Comercial (20,87%) são os que concentram maior número de disciplinas similares. Similaridade das matrizes curriculares não se apresentou positivamente associada ao CPC em Universidades, Centros Universitários e Faculdades. A disciplina de Contabilidade Internacional está presente em 25 instituições analisadas, estando positivamente associada ao CPC Contínuo em Faculdades e ao melhor desempenho nas notas padronizadas de formação geral, de componentes específicos, dos alunos concluintes e no IDD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

Pós Doutor em Ciências Contábeis (UNISINOS) Doutor em Ciências Contábeis e Administração (FURB) Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB) Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 - Sala D 202 - Bairro Victor Konder Caixa Postal 1507 - CEP 89012-900 - Blumenau/SC - Brasil E-mail: viniciuszonatto@gmail.com - Fone: (47) 3321 0938

Andréia Carpes Dani, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB) Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 - Sala D 202 - Bairro Victor Konder Caixa Postal 1507 - CEP 89012-900 - Blumenau/SC - Brasil E-mail: andreiacarpesdani@gmail.com - Fone: (47) 3321 0938

Maria Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

Doutora em Engenharia da Produção (UFSC) Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB) Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 - Sala D 202 - Bairro Victor Konder Caixa Postal 1507 - CEP 89012-900 - Blumenau/SC - Brasil E-mail: mariadomingues@furb.br - Fone: (47) 3321 0938

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Zonatto, V. C. da S., Dani, A. C., & Domingues, M. M. J. C. de S. (2018). RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 21(2), 47–70. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7345

Edição

Seção

Artigos