<b>A importância do Mercosul na economia rio-grandina através da movimentação de cargas pelo Porto do Rio Grande. </b>

Autores

  • Pedro Paulo Lima Vasconcelos
  • Rogério da Silva Piva

Palavras-chave:

MERCOSUL, Porto do Rio Grande, Desenvolvimento Econômico, Integração

Resumo

O presente estudo tem como objetivo destacar a importância do comércio internacional brasileiro movimentado através do Porto do Rio Grande, com destino/origem aos/dos países membros do MERCOSUL. Com caminhos rodoviários, hidroviários, ferroviários e aeroviários, os portos são os principais vetores, pois o setor portuário transporta 95% do comércio exterior brasileiro. Neste contexto, o Porto do Rio Grande (RS), localizado no ponto mais meridional do país, tem todas as qualidades para ser apontado como o Porto do MERCOSUL. Sendo assim, este trabalho está organizado de forma a apresentar uma abordagem dos aspectos gerais do bloco MERCOSUL e utiliza um tratamento econométrico simples para explicar a relação das movimentações do bloco e do Porto do Rio Grande. A relevância do estudo é destacar o quanto é importante o comércio do bloco nas movimentações de cargas do porto rio-grandino e mensurar seus benefícios para a economia do município, além de chamar a atenção da comunidade acadêmica para um assunto de suma importância em relação ao desenvolvimento econômico regional.

Downloads

Biografia do Autor

Pedro Paulo Lima Vasconcelos

Especialização em Comércio Exterior e Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande (2007).

Mais informações: Currículo Lattes

Rogério da Silva Piva

Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), pós-graduado em Comércio Exterior Integração no Mercosul - FURG, Doutor em Economia - Universidad de Alcalá Madrid (2000).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-06-28

Como Citar

Vasconcelos, P. P. L., & Piva, R. da S. (2011). <b>A importância do Mercosul na economia rio-grandina através da movimentação de cargas pelo Porto do Rio Grande. </b>. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 11(1), 49–56. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/612

Edição

Seção

Artigos