<b>A importância do Mercosul na economia rio-grandina através da movimentação de cargas pelo Porto do Rio Grande. </b>

Autores

  • Pedro Paulo Lima Vasconcelos
  • Rogério da Silva Piva

Palavras-chave:

MERCOSUL, Porto do Rio Grande, Desenvolvimento Econômico, Integração

Resumo

O presente estudo tem como objetivo destacar a importância do comércio internacional brasileiro movimentado através do Porto do Rio Grande, com destino/origem aos/dos países membros do MERCOSUL. Com caminhos rodoviários, hidroviários, ferroviários e aeroviários, os portos são os principais vetores, pois o setor portuário transporta 95% do comércio exterior brasileiro. Neste contexto, o Porto do Rio Grande (RS), localizado no ponto mais meridional do país, tem todas as qualidades para ser apontado como o Porto do MERCOSUL. Sendo assim, este trabalho está organizado de forma a apresentar uma abordagem dos aspectos gerais do bloco MERCOSUL e utiliza um tratamento econométrico simples para explicar a relação das movimentações do bloco e do Porto do Rio Grande. A relevância do estudo é destacar o quanto é importante o comércio do bloco nas movimentações de cargas do porto rio-grandino e mensurar seus benefícios para a economia do município, além de chamar a atenção da comunidade acadêmica para um assunto de suma importância em relação ao desenvolvimento econômico regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Lima Vasconcelos

Especialização em Comércio Exterior e Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande (2007).

Mais informações: Currículo Lattes

Rogério da Silva Piva

Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), pós-graduado em Comércio Exterior Integração no Mercosul - FURG, Doutor em Economia - Universidad de Alcalá Madrid (2000).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-06-28

Como Citar

Vasconcelos, P. P. L., & Piva, R. da S. (2011). <b>A importância do Mercosul na economia rio-grandina através da movimentação de cargas pelo Porto do Rio Grande. </b>. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 11(1), 49–56. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/612

Edição

Seção

Artigos