A CONTRIBUIÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA A OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA

Autores

  • Gustavo da Rosa Borges Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Francisco Carlos Fernandes Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palavras-chave:

Sistemas de Informação Gerencial, Diferenciação, Inovação.

Resumo

A competição entre empresas faz com que haja uma melhoria de processos e produtos entre os competidores. Para que isto ocorra, muitos gestores trabalham objetivando a diferenciação e a inovação, visto que contribuem para o desempenho e, a até mesmo, para a obtenção de vantagem competitiva, e isso tende a ocorrer de uma melhor forma se houver um sistema de informação gerencial. Este cenário também ocorre em indústrias alimentícias, já que a competição neste segmento é acirrada em âmbito nacional. Portanto, o presente artigo buscou verificar como o sistema de informação gerencial pode contribuir para a vantagem competitiva de uma indústria alimentícia. Para tanto, realizou-se um estudo de caso por meio de uma entrevista exploratória em profundidade com um gerente geral e a análise de relatórios de uma grande indústria nacional. Verificou-se que, de fato, um sistema gerencial exerce vital importância para a vantagem competitiva, contribuindo, ainda, para a inovação e diferenciação da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Bolsista CAPES; Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela FURB; Mestre em Administração pela Unisinos.

Francisco Carlos Fernandes, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Docente do PPGCC da FURB; Doutor em Controladoria e Contabilidade na USP; Mestre em Controladoria e Contabilidade na USP.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-09-27

Como Citar

Borges, G. da R., & Fernandes, F. C. (2016). A CONTRIBUIÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA A OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 20(1), 29–40. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4785

Edição

Seção

Artigos