Processo de formulação de estratégias competitivas pelo modelo de campos e armas da competição: verificação da aplicabilidade a uma concessionária e da eficácia na geração de estratégias que aumentem sua competitividade

Autores

  • Valmor Reckziegel Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Guilherme Lohmann Universidade Nove de Julho (Uninove)
  • Jose Celso Contador Universidade Paulista (UNIP)
  • Regiane de Souza Piva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho, Programa de Pós-Graduação em Administração.

Palavras-chave:

Estratégia, Vantagem competitiva, Modelo de campos e armas da competição.

Resumo

Os objetivos do estudo relatado neste artigo foram verificar como aplicar o processo de formulação da estratégia competitiva prescrito pelo modelo de campos e armas da competição (CAC) e avaliar sua eficácia, deficiências e dificuldades, cujo teste foi realizado numa concessionária de tratores para aeroportos. O CAC é utilizado para formular a estratégia competitiva de negócio, representada pelos campos da competição, e as estratégias operacionais, representadas pelas armas da competição, usando variáveis qualitativas e quantitativas, com o objetivo de aumentar a competitividade empresarial. No estudo, os dados foram levantados por meio de entrevistas junto aos dirigentes da concessionária e, para a avaliação das propostas de estratégias, recorreu-se ao método popperiano dedutivo de prova. Seus resultados evidenciaram que o CAC é capaz de gerar estratégias competitivas aderentes à realidade da concessionária, pois todas as estratégias de negócio foram aceitas pelos diretores e apenas 7% das ações estratégicas operacionais sugeridas não foram aceitas. A relevância e a contribuição científicas do estudo decorrem da verificação da aplicabilidade do processo prescrito pelo CAC. O estudo proporcionou a aquisição de conhecimento sobre um novo instrumento da Teoria da Competitividade e constatou suas vantagens em relação aos modelos de Porter, da RBV e do Balanced Scorecard.

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Biografia do Autor

Valmor Reckziegel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Administração de Empresas – Estratégia e Inovação pela Uninove / 2013 Mestre em Ciências Contábeis – Contabilidade e Controladoria pela Unisinos / 2005 Graduação em Ciências Contábeis pela Unioeste / 2002

Guilherme Lohmann, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Professor, mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho - Uninove

Jose Celso Contador, Universidade Paulista (UNIP)

Engenheiro (USP, 1964), Professor Doutor (USP, 1973), Professor Livre-docente (UNESP, 1993), Professor aposentado da USP e da UNESP e atualmente Professor Titular do Mestrado em Administração da UNIP. É consultor de empresas, pesquisador em estratégia e autor dos livros Campos e armas da competição (2008) e Modelo para aumentar a competitividade industrial (1996) e coordenador de Gestão de Operações (1997).

Regiane de Souza Piva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora, mestre em Contabilidade pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP, 2013), com Pós-graduação em Controladoria de Gestão pela FECAP- Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado.

Dirceu da Silva, Universidade Nove de Julho, Programa de Pós-Graduação em Administração.

ssui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Licenciatura em Física e Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, esta última em regime parcial RTC. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Comportamento do Consumidor, meio Ambiente, com ênfase na metodologias quantitativas de análise de dados numéricos e análise estatística multivariada de dados.

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Publicado

2014-07-15

Como Citar

Reckziegel, V., Lohmann, G., Contador, J. C., Piva, R. de S., & Silva, D. da. (2014). Processo de formulação de estratégias competitivas pelo modelo de campos e armas da competição: verificação da aplicabilidade a uma concessionária e da eficácia na geração de estratégias que aumentem sua competitividade. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 17(2), 21–36. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4040

Edição

Seção

Artigos