<b>Características e especificidades da demanda por operações Microfinanceiras no Estado de Minas Gerais</b>

Autores

  • Marco Aurélio Marques Ferreira
  • Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro
  • Rafaela Silva Campos

Resumo

Embora haja grande número de instituições microfinanceiras no estado de Minas Gerais, nota-se uma baixa demanda por estes serviços em comparação a outras regiões e países. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar as características e especificidades da Demanda por Operações de Microfinanças na Microrregião de Viçosa-MG, frente às transações atualmente praticadas. Como base teórica do estudo, foram consideradas as características das microfinanças e seus produtos, sendo eles o microcrédito e o microcrédito produtivo orientado, bem como a demanda por operações microfinanceiras. Dentre os principais resultados, destacam-se a identificação de que a população de baixa renda, demanda produtos financeiros, tendo a poupança como principal forma de investimento. Quanto ao crédito, é utilizado sob variadas formas, provenientes, de fontes informais e formais, destacando-se a frequente utilização dos cartões de crédito, cartões de loja, fiado, crediário, empréstimos de amigos e parentes. Portanto, os meios de poupança utilizados enquadram-se no estilo de poupança tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Marques Ferreira

Doutor em Economia Aplicada (UFV) e Prof. Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Rafaela Silva Campos

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Downloads

Publicado

2011-09-30

Como Citar

Ferreira, M. A. M., Monteiro, D. A. A., & Campos, R. S. (2011). &lt;b&gt;Características e especificidades da demanda por operações Microfinanceiras no Estado de Minas Gerais&lt;/b&gt;. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 14(1), 47–56. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1935

Edição

Seção

Artigos