DETERMINANTES DO ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL: ANÁLISE DA DIMENSÃO PLANEJAMENTO

Autores

  • Higo Henrique Mariano da Silva Fucape Business School
  • João Eudes Bezerra Filho Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v27n2-15301

Resumo

O propósito desta pesquisa foi analisar se existe relação dos resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) - planejamento (2015-2016), com fatores externos de ordem fiscal, político-partidária, transparência, geográfica e social. O IEGM é um índice publicado pelo Instituto Rui Barbosa e utilizado pela maioria dos Tribunais de Contas do Brasil como item de auditoria na apreciação das contas públicas municipais. As ferramentas metodológicas utilizadas foram a análise de conteúdo e a regressão para dados da contagem, com base no modelo logit. Os resultados indicam que existe relação negativa da inscrição dos restos a pagar pelos municípios com maiores IEGM-Planejamento e relação positiva com as variáveis “prefeito está exercendo o seu segundo mandato”, “o prefeito ser do mesmo partido do governador do estado” e “grau de transparência ativa”. Tais resultados podem contribuir para o aperfeiçoamento do planejamento municipal e evolução do indicador IEGM-Planejamento, além de oferecer outros subsídios que podem ser levados em consideração pelos Tribunais de Contas e Poder Legislativo por ocasião da emissão de Parecer Prévio e julgamento das contas dos governos municipais, além de instrumentalizar o controle social.

 

Palavras-chaves: Índice de Planejamento no Setor Público. Orçamento Público. Controle Social. Efetividade Municipal. IEGM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Higo Henrique Mariano da Silva, Fucape Business School

Doutorando em Contabilidade e Administração pela Fundação de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE).

João Eudes Bezerra Filho, Fucape Business School

Doutor em Ciências Contábeis pela Fundação de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE).

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

da Silva, H. H. M., & Bezerra Filho, J. E. . (2023). DETERMINANTES DO ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL: ANÁLISE DA DIMENSÃO PLANEJAMENTO. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 27(2), 105–119. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v27n2-15301

Edição

Seção

Artigos