MULHERES NOS CARGOS DE GESTÃO DO SETOR ATACADISTA DE UBERLÂNDIA – MG: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO GLASS CEILING

Autores

  • Stefannye Xavier Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Camilla Soueneta Nascimento Nganga Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n2-13912

Resumo

Ainda que as mulheres tenham conquistado seu espaço nas empresas e no mercado de trabalho, este mercado ainda não é um espaço favorável a estas, que enfrentam barreiras rumo à ascensão e também várias dificuldades associadas ao gênero. Visualizando estes desafios existentes na trajetória profissional das mulheres, este trabalho busca analisar, sob a perspectiva do Glass Ceiling, os fatores que atuam como facilitadores ou dificultadores na trajetória das mulheres em cargos de gestão no setor atacadista da Cidade de Uberlândia-MG. Para atingir o objetivo delineado, foi desenvolvida pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, mediante a condução de um estudo de caso em uma empresa do ramo atacadista situada em Uberlândia-MG. Os resultados das análises realizadas indicam a existência do Glass Ceiling na empresa objeto de estudo, tendo em vista a segmentação vertical por gênero identificada na análise dos cargos. Há também barreiras que dificultam a chegada das mulheres nos altos cargos como, por exemplo, resistências por parte da liderança da empresa; ausência de ações do setor de Recursos Humanos que promovam a diversidade; e um ciclo de sucessões e ascensões em setores dominados por homens. Por outro lado, o estudo indica que o setor de Recursos Humanos entende que uma sensibilização precisa acontecer juntamente à promoção de oportunidades às mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefannye Xavier Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: stefannyex@gmail.com

Camilla Soueneta Nascimento Nganga, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Xavier Santos, S., & Soueneta Nascimento Nganga, C. (2022). MULHERES NOS CARGOS DE GESTÃO DO SETOR ATACADISTA DE UBERLÂNDIA – MG: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO GLASS CEILING. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 26(2), 71–85. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n2-13912

Edição

Seção

Artigos