ASSIMETRIA NA TRANSMISSÃO DOS PREÇOS: RESULTADOS PARA O MERCADO DA GASOLINA DAS MAIORES CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2005 E 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-11903

Palavras-chave:

Transmissão assimétrica de preços, gasolina, modelo de correção de erros, cidades do Rio Grande do Sul

Resumo

O trabalho buscou identificar a presença de transmissão assimétricas nos preços da gasolina para as cidades de grande parte do Rio Grande do Sul, entre 2005 e 2018, considerando o modelo “upstream”, que analisa a transmissão dos preços do varejo para o atacado. A metodologia consistiu na aplicação de um modelo de correção de erros (MCE) nas series de preços do varejo “postos de combustíveis” e nas series de preços do atacado “distribuidores”. Os resultados indicaram que, para o curto prazo, 77,77% das cidades analisadas apresentaram algum tipo de transmissão assimétrica dos preços enquanto que, para o longo prazo, 22,22% das cidades apresentaram tal falha de mercado. Evidências, que permitem concluir que as maiores cidades do Rio Grande do Sul apresentam problemas informacionais quanto ao repasse das variações aos preços da gasolina com potenciais perdas aos consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Torres, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fernanda Cigainski Lisbinski, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Reisoli Bender Filho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Economia e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2022-01-18

Como Citar

Torres, R., Lisbinski, F. C., & Filho, R. B. (2022). ASSIMETRIA NA TRANSMISSÃO DOS PREÇOS: RESULTADOS PARA O MERCADO DA GASOLINA DAS MAIORES CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2005 E 2018. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 26(1). https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-11903

Edição

Seção

Artigos