EFETIVIDADE DO USO DA COMPENSAÇÃO POR ROYALTIES DE MINERAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DAS GERAÇÕES FUTURAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-11682

Palavras-chave:

CFEM. Bem-Estar Social. Desenvolvimento Econômico

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar se o desempenho dos indicadores de bem-estar social dos municípios de Minas Gerais que receberam royalties da mineração são maiores em relação aos que não receberam, a fim de avaliar se a compensação financeira recebida pela exploração de minérios está sendo investida em desenvolvimento econômico e social para as gerações futuras. Utilizou-se do método hipotético-dedutivo com características quantitativa-descritivas na análise e na interpretação dos dados sobre a gestão de 831 municípios de Minas Gerais, em especial, dos municípios arrecadadores da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Os resultados demonstraram a existência de relacionamento positivo e significativo entre a presença da CFEM e um maior bem-estar social em relação ao Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal e em relação ao PIB per capita.

 

Downloads

Biografia do Autor

Dayse Mara Gonçalves Lavra, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE. Pós-graduada em Auditoria Tributária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Francisco Antonio Bezerra, Fucape Business School

Doutor e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor Associado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FUCAPE Business School.

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Lavra, D. M. G., & Bezerra, F. A. (2021). EFETIVIDADE DO USO DA COMPENSAÇÃO POR ROYALTIES DE MINERAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DAS GERAÇÕES FUTURAS. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 25(2), 77–88. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-11682