<b>A questão da confiança na TCT e nos estudos de redes sociais: aproximações e contradições.</b>

Autores

  • Wagner Junior Ladeira
  • Clecio Falcão Araujo
  • Jaciane Cristina Costa

Palavras-chave:

Confiança, Teoria dos custos de transação (TCT), redes sociais

Resumo

O campo dos estudos da estratégia contempla várias abordagens teóricas que tentam explicar diversos fenômenos. Duas dessas abordagens trazem aproximações e contradições em seus estudos: a teoria dos custos de transação (TCT) e os estudos de redes sociais. Nestas duas abordagens um tema que se mostra interessante para estudo é o da confiança nas relações de negócios, pois as duas visões associam a confiança à estrutura social. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo identificar as aproximações e contradições da TCT e dos estudos de redes sociais no que tange a questão da confiança. Na abordagem TCT, os trabalhos de Williamson (1979, 1983, 1985, 1996) foram analisados e nos estudos de redes sociais, a abordagem da sociologia econômica foi privilegiada, através das leituras dos trabalhos de Granovetter (1984, 1985, 1992). Os pressupostos desenvolvidos por Oliver Williamson e Mark Granovetter das transações abrem um espaço para relacionar os modelos econômicos e modelos de redes sociais. Neste artigo foram encontradas três aproximações e contradições. Apesar das dificuldades relativas à tentativa de utilizar uma mesma linguagem de interação das duas obras retoma-se por fim o ponto positivo, de ter sido feito um exercício intelectual, podendo propiciar um amadurecimento de idéias e posições sobre a obra dos dois autores.

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Biografia do Autor

Wagner Junior Ladeira

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente esta fazendo doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Gestão de Tecnologia e Inovação. É também professor de pós-graduação do Centro Universitário La Salle e da Faculdade de Tecnologia Senac-RS. Tem mais de cinquenta artigos publicados em períodicos e congressos e experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa quantitativa, gestão estratégica, marketing, gestão da tecnologia e produção, projeto de pesquia, finanças e administração de serviços

Clecio Falcão Araujo

Atualmente cursa graduação em Marketing pela Faculdade de Tecnologia SENAC/Porto Alegre. Atua profissionalmente como gerente de vendas no varejo por mais de 10 anos, também participa como colaborador em um grupo de pesquisa acadêmica. Areas de interesse: pesquisa quantitativa, gestão estratégica, marketing, gestão da tecnologia e produção, projeto de pesquisa

Jaciane Cristina Costa

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2003), Mestre em Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, pela PPGA-UFRGS (2005) e atualmente doutoranda de Administração (PPGA-UFRGS). Foi Professora Substituda (EA-UFRGS) de jan-2006 a dez-2007, lecionando as disciplinas: Sistemas de Informações Gerenciais, Pesquisa Operacional, Planejamento e Controle da Produção, e Engenharia Econômica e Avaliações. Atualmente é professor da Faculdade dos Imigrantes e pesquisador Pibic - Cnpq da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No EAD, trabalhou com a Especialização em Gestão de Negócios Financeiros e atualmente com a graduação em Administração. Áreas de interesse: Sistemas de Informações Gerenciais, Administração da Produção, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Terceirização de TI.

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Publicado

2011-06-28

Como Citar

Ladeira, W. J., Araujo, C. F., & Costa, J. C. (2011). <b>A questão da confiança na TCT e nos estudos de redes sociais: aproximações e contradições.</b>. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 13(3), 51–58. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1014

Edição

Seção

Artigos