Volume Especial: Maio de 2014

					Visualizar Volume Especial: Maio de 2014
XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA - Colóquio Internacional de Rede de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica - CIRPEA
Publicado: 2014-05-24

Editorial

  • Editorial

    Vilmar Alves Pereira
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4426

Artigos

  • A moral ambiental em crianças Quilombolas

    Juliana Berg, Carla Luciane Blum Vestena
    4-15
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4427
  • Educação Ambiental e ensino de Biologia: relações possíveis com a Ética Biocêntrica

    Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues, Marcela Teixeira Godoy, Carlos Eduardo Laburu
    16-28
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4428
  • A dialética na educação ambiental: elementos para pensar a prática docente

    Raquel Biz Biral
    29-46
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4429
  • Investigando a ocorrência de ações em educação ambiental em três escolas na cidade de Curitiba-PR

    Elaine Luiza Köb-Nogueira, Carlos Eduardo Fortes Gonzalez
    47-63
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4430
  • O sentido da educação ambiental formal no discurso dos educadores

    Mateus Marchesan Pires, Mafalda Nesi Francischett
    64-85
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4431
  • Saberes etnoecológicos dos pescadores artesanais e alunos da planície alagável do alto rio Paraná

    Paula Gabriela da Costa, Poliana Barbosa da Riva, Ana Tiyomi Obara, Harumi Irene Suzuki, Ricardo Massato Takemoto
    86-96
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4432
  • Utilização de gráficos de controle estatístico na irrigação

    Bruno Bonemberger da Silva, Erivelto Mercante, Marcio Antonio Vilas Boas, Márcio Roberto Klein
    97-108
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4433
  • Saúde ambiental e educação ambiental: interlocução rompendo paradigmas

    Marli Renate von Borstel Roesler, Diuslene Rodrigues Fabris
    109-120
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4434
  • A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade

    Antonio Fernando Silveira Guerra, Carolini Zen, Mara Lúcia Figueiredo, Débora Ferreira de Souza, Denise Lemke Carletto, Marcia Pereira da Silva, Juliana Caroline Ceni
    121-134
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4435
  • Projetos e políticas ambientais municipais na região sudoeste do Paraná

    Christine Nascimento Grabaski, Franciele Aní Caovilla Follador, Flávia Andriza Bedin Tognon, Karise Cristofoli
    135-147
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4439
  • Educação ambiental como ferramenta para o monitoramento dos rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu

    Yolanda Silva, Mariele Mucciatto Xavier, Carlos Giovanni, Fernanda Silva
    148-158
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4440
  • Determinação da condutividade hidráulica do solo da bacia hidrográfica do rio Cascavel

    Décio Lopes Cardoso, Simone Minuzzo, Camila Daiane Cancelier
    159-173
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4441
  • Avaliação de desempenho para a aquisição de cultivares na região oeste do Paraná, analisando o risco ambiental

    João Candido Bracarense Costa, Laíza Cavalcante de Albuquerque Silva, Vanessa Cassol, Marcus Vinícius Vedovatto
    174-188
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4443
  • A utilização do forno solar como instrumento de investigação na educação ambiental

    Raissa C. Gallego, Elio H. Jacob, Kassiana Miguel, Mariana Bolake, Anelize Q. do Amaral
    189-200
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4444
  • As ferramentas de geoprocessamentos como recurso didático e suas possíveis contribuições para a educação ambiental

    Suzana Costa Wrublack, Andre Hipolito Xavier, Erivelto Mercante, Marcio Antonio Vilas Boas
    201-213
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4446
  • Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental

    Irene Carniatto, Fernanda Laís Lemos Hoepers, Lívia Maria Lemos Hoepers
    214-232
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4447
  • Formação de comunicadores comunitários: experiências da bacia hidrográfica do Paraná 3, PR

    Valéria Crivelaro Casale, Patrícia Garcia da Silva Carvalho, Anne Stella Perilli Furtado, Luciana Aranda Barrozo, Leila de Fátima Alberton
    233-244
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4448
  • Prospecção do panorama do saneamento rural e urbano no Brasil

    Diani Fernanda da Silva, Camilo Freddy Mendoza Morejon, Felipe Ramon Less
    245-257
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4449
  • Educação ambiental voltada ao uso e ocupação do solo e a estrutura dos loteamentos Sabiá e Bem te vi no município de Marechal Cândido Rondon -PR

    Irene Carniatto, Valdemir Aleixo, Cláudio Marcos Metzner, Danieli Lizzoni, Eduardo Fernando Riffel
    258-282
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4450
  • Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná

    Maria Arlete Rosa, Irene Carniatto, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani - Affonso
    283-300
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4451
  • A consolidação do movimento ambientalista e da educação ambiental no Brasil e no mundo: algumas perspectivas históricas

    Neimar Afonso Sornberger, Anelize Queiroz Amaral, Irene Carniatto, Bárbara Grace Tobaldini, Érica Vanessa Julião do Nascimento
    301-317
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4452
  • Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu

    Ivonete do Carmo de Lourdes Gebauer
    318-330
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4453
  • Ética e educação ambiental no consumo de produtos de origem animal

    Angélica de Siqueira, Gabriela de Oliveira, Sidnei Gregório Tavares, Alvori Ahlert
    331-345
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4454
  • A experiência pedagógica ambiental do CAPA: o saber compartilhado no campo

    Tarcísio Vanderlinde, Juliane Vanderlinde, Cristiano Metzner
    346-362
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4455
  • REA-PR tecendo sonhos: enlaçando a governânça das universidades em redes na Rio+20 -rumo às comunidades sustentáveis

    Gustavo Henrique dos Reis, Fabiana Brandelero, Irene Carniatto, Laysa da Silva Pereira
    363-382
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4456