Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9721

Palavras-chave:

Design. Cartaz. Educação Ambiental.

Resumo

Sendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco António Costa, Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Educação

Mestre em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Licenciado em Design de Comunicação pela FBAUP. Docente do Departamento de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Colaborador do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS).

Luis Pires, Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA)

Licenciado e Mestre em Educação Ambiental pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança

Rui Mendonça, Universidade do Porto - Faculdade de Belas Artes

Doutor em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Professor Auxiliar do Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Membro fundador do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+).

Maria José Rodrigues, Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Educação

Doutora em Didática e Formação pela Universidade de Aveiro. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Membro do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB).

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

Costa, M. A., Pires, L., Mendonça, R., & Rodrigues, M. J. (2019). Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 319–335. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9721

Edição

Seção

Seção Especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa