Educação (Ambiental) para a cidadania: ações e representações de estudantes da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9678

Palavras-chave:

Cidadania, Metodologias ativas, Representações sociais.

Resumo

A Educação (Ambiental) se constitui enquanto processo formativo de sujeitos para a vida em sociedade. O objetivo do presente estudo é discutir as representações sociais acerca do conceito de cidadania presente nos discursos de estudantes da Educação Básica. Para tanto, o alicerce teórico se fundamentou na Teoria das Representações Sociais. Foram aplicados questionários com estudantes que participaram de práticas de ensino na comunidade com o uso de metodologias ativas, cuja análise textual se deu pelo software IRAMUTEQ. Tal observação demonstrou variações no conceito de cidadania, mas que, de modo geral, esteve bastante associado a possuir direitos e deveres, exibindo também relação com termos como pertencimento, respeito e participação. Por fim, através das representações sociais dos/as estudantes sobre cidadania, considera-se que são necessárias demais ações de ensino pautadas em metodologias (particip)ativas.

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Biografia do Autor

Luiz Ricardo Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Sergipe.

Jailton de Jesus Costa, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Geografia. Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe.

Rosemeri Melo e Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

Santos, L. R. O., Costa, J. de J., & Melo e Souza, R. (2020). Educação (Ambiental) para a cidadania: ações e representações de estudantes da Educação Básica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 188–207. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9678