Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileira<br>Pedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileña<br>Pedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian

Autores

  • Ivo Dickmann
  • Elcio Cecchetti

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8955

Palavras-chave:

Paulo Freire. Educação. Política. Pedagogia da Coletividade.

Resumo

Este ensaio emerge em meio a comemoração dos cinquenta anos da primeira edição da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, e busca levantar contribuições do autor para pensar e transformar o contexto atual de retrocessos no campo dos direitos fundamentais e das políticas sociais, decorrente da ascensão de um governo neoliberal e neoconservador. Inicialmente, buscamos compreender o contexto concreto que Paulo Freire escreveu a Pedagogia do Oprimido, suas influências e relações sociais no Brasil e no Chile, tensionando presente e passado. Na segunda parte, situamos o campo da Educação Ambiental em tempos de retrocesso, evidenciando a necessidade de construção de um discurso contra hegemônico e de resistência. Por fim, apontamos contribuições freirianas para a atualidade político-pedagógica em diálogo com a Educação Ambiental crítica. Sugerimos uma Pedagogia da Coletividade para iluminar alternativas de enfrentamento e superação dos desafios que se apresentam no tempo presente. Este ensayo emerge en medio a la conmemoración de los cincuenta años de la primera edición de la Pedagogía del Oprimido de Paulo Freire, y busca levantar contribuciones del autor para pensar y transformar el contexto actual de los retrocesos en el campo de los derechos fundamentales y de las políticas públicas, decurrente de la ascensión de un gobernó neoliberal y neoconservador. Inicialmente, buscamos comprender el contexto concreto que Paulo Freire escribió la Pedagogía del Oprimido, sus influencias y relaciones sociales en Brasil y en Chile, tensionando el presente y el pasado. En la segunda parte, ubicamos el campo de la Educación Ambiental en tiempos de retroceso, evidenciando la necesidad de construcción de un discurso contrahegemónico y de resistencia. Al final, apuntamos contribuciones freirianas para la actualidad político-pedagógica en diálogo con la Educación Ambiental crítica. Sugerimos una Pedagogía de la Colectividad para iluminar alternativas de enfrentamiento y superación de los retos que se presentan en el tiempo presente. This paper comes up in the commemoration of fifty years of the first edition of Paulo Freire’s Pedagogy of the Oppressed, and seeks to raise the author’s contributions to think and transform the current context of setbacks in the field of fundamental rights and social policies, arising from the rise of a neoliberal and neoconservative government. Initially, we sought to understand the concrete context Paulo Freire wrote the book Pedagogy of the Oppressed, its influences and social relations in Brazil and Chile, tensing present and past. In the second part, we locate the field of Environmental Education in times of retrocession, evidencing the need to construct a discourse of resistance. Finally, we point out Freire’s contributions to the present political-pedagogical in dialogue with critical Environmental Education. We suggest a Pedagogy of Collectivity to illuminate alternatives of coping and overcoming the challenges that present themselves in the present time.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Dickmann

Pós-Doutor em Educação (Uninove). Doutor e Mestre em Educação (UFPR). Professor titular no Mestrado em Educação da Unochapecó. Líder do Palavração – Grupo de Estudos, Pesquisa e Documentação em Educação Ambiental Freiriana.

Elcio Cecchetti

Doutor e mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Vice-líder do grupo de pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (CNPq/Unochapecó).

Referências

ALEXANDRE, Ricardo. Bolsonaro e o controle da verdade. 2018. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrapolitica/bolsonaro-e-o-controle-da-verdade. Acesso em: 21 fev. 2019.

ARAÚJO FREIRE, Ana Maria. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba: Villa das Letras, 2006.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular: as teoria e prática de Paulo Freire no Brasil. 2 ed. São Paulo: Ática, 1989. (Ensaio; 85).

BERMÚDEZ, Ana Carla; PRAZERES, Leandro. Câmara faz minuto de silêncio por mortos; presidente da Vale não se levanta. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/02/camara-faz-minuto-de-silencio-por-mortos-presidente-da-vale-nao-se-levanta.shtml> Acesso em: 19 fev. 2019.

CAMAROTTI, Gerson. Em desabafo, Bebianno diz que deve desculpas ao país por ter viabilizado candidatura de Bolsonaro. Disponível em: < https://g1.globo.com/politica/blog/gerson-camarotti/post/2019/02/17/em-desabafo-bebianno-diz-que-deve-desculpas-ao-pais-por-ter-viabilizado-candidatura-de-bolsonaro.ghtml> Acesso em: 19 fev. 2019.

COUTO, Sônia Feitosa. Método Paulo Freire: a reinvenção de um legado. 2 ed. Brasília: Líber Livro, 2011.

DICKMANN, Ivo. Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient, edição especial, p. 55-70, set. 2017.

DICKMANN, Ivo. Pedagogia do bem-viver: breve ensaio sobre as contribuições de Paulo Freire. In: CAOVILLA, Maria Aparecida Lucca; MACHADO, Lucas; CANZI, Idir (Orgs.). Constitucionalismo, Direitos Humanos, Justiça e Cidadania na América Latina. São Leopoldo: Karywa, 2018. p. 245-258.

DICKMANN, Ivo; CECCHETTI, Elcio. Educação no Brasil em tempos de neoconservadorismo: desafios e desabafos sobre um futuro próximo! Revista Pedagógica, v. 20, n. 45, p. 7-10, set./dez. 2018.

DUNKER, Christian. A pós-verdade e seu tempo político. 2018. Disponível em: https://outraspalavras.net/sem-categoria/para-compreender-a-pos-verdade-e-seu-tempo-politico/. Acesso em: 21 fev. 2019.

ESCOBAR, Herton. Pesquisa não terá mais verba em 2019, diz CNPq. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/brasil/pesquisa-nao-tera-mais-verba-em-2019-diz-cnpq/> Acesso em: 21 fev. 2019.

FÁVERO, Osmar. Paulo Freire: primeiros tempos. Revista em Aberto, v. 26, n. 90, p. 47-62, jul./dez. 2013.

FERNANDES, Calazans; TERRA, Antonia. 40 horas de esperança: o Método Paulo Freire - política e pedagogia na experiência de Angicos. São Paulo: Ática, 1994.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Recife: Edição do autor, 1959.

FREIRE, Paulo. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Revista Estudos Universitários, n. 4, p. 5-23, abr./jun. 1963.

FREIRE, Paulo. La educación como práctica de la libertad. Santiago, Chile: Edição do autor, 1965.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra/ANCA, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GRAY, Willian. La enseñanza de la lectura y de la escritura. Paris: UNESCO, 1957.

LIS, Laís. Presidente diz que Vale é “uma joia” e não pode ser “condenada” por rompimento de barragem. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/02/14/processos-da-vale-com-barragem-serao-revisados-por-orgao-dos-eua-diz-presidente-da-empresa.ghtml. Acesso em: 21 fev. 2019.

LOUREIRO, Carlos Frederico B.; SILVA NETO, José Garajau. O retorno de Marx em tempos neoliberais: sobre a ontologia e a política. Argumentum, v. 10, n. 2, p. 190-202, maio./ago. 2018.

LYRA, Carlos. As quarenta horas de Angicos: uma experiência pioneira de educação. São Paulo: Cortez, 1996.

MACIEL, Jandrei José. As raízes epistemológicas do Método Paulo Freire. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, Chapecó, 2018.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

OLIVEIRA, Cida. Ruralistas articulam aprovação do pacote do veneno com ministro do Meio Ambiente. Disponível em: <http://spbancarios.com.br/01/2019/ruralistas-articulam-aprovacao-do-pacote-do-veneno-com-ministro-do-meio-ambiente>. Acesso em: 19 fev. 2019.

PAIVA, Vanilda Pereira. Paulo Freire e o nacionalismo-desenvolvimentista. São Paulo: Graal, 2000.

ROSAS, Paulo. Papéis avulsos sobre Paulo Freire. Recife: Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas; Universitária da UFPE, 2003.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. Histórias inéditas da educação popular: do sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. 2 ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB; São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Dickmann, I., & Cecchetti, E. (2019). Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileira<br>Pedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileña<br>Pedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(1), 96–108. https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8955

Edição

Seção

Artigos