Educação ambiental, saberes e identidades em contextos curriculares formação docente<br>Educación ambiental, saberes y identidades en contextos curriculares de formación docente<br>Environmental education, knowledge and identities in curricular contexts teacher training

Autores

  • Rita Silvana Santana do Santos
  • Verônica Maria da Silva Gomes

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.8612

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Currículo, Identidades, Formação Docente

Resumo

A abordagem integrada de áreas contemporâneas, no currículo de cursos de licenciatura, tem se revelado como um caminho profícuo para formação docente, comprometida com a educação de qualidade, e a construção de sociedades justas e sustentáveis para todos. O presente trabalho tem por propósito socializar o nosso pensar/ fazer para abordar educação ambiental articulada com gênero e educação antirracista, a partir da interconexão entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Os resultados indicam que a Educação Ambiental poderá potencializar seu propósito com a construção de saberes, identidades e pertencimentos das com as naturezas com as quais as pessoas integram e, contribuir para a transição de um currículo como território em disputa (ARROYO, 2011) para um currículo como território de cooperação, de inclusão e de sustentabilidade socioambiental. El enfoque integrado de áreas contemporáneas en el currículo de cursos de licenciatura se ha revelado como un camino provechoso para la formación docente, comprometida con la educación de calidad, y la construcción de sociedades justas y sostenibles para todos. El presente trabajo tiene por propósito socializar nuestro pensar hacer para abordar educación ambiental articulada con género y educación antirracista a partir de la interconexión entre la enseñanza, la investigación y la extensión. Los resultados indican que la Educación Ambiental podrá potenciar su propósito con la construcción de saberes, identidades y pertenencias de las/ con las naturalezas, con las cuales las personas integran y contribuyen para la transición de un currículo como territorio en disputa (ARROYO, 2011) para un currículo como territorio de cooperación, de inclusión y de sostenibilidad socioambiental. The integrated approach of contemporary aspects within the curricular framework of graduation courses has proven as an effective way for a teacher training planning committed to quality education and self-sustainable fair societies for all. The present article aims to share our thinking-doing tools on addressing Environmental Education issues aligned with Gender and Anti-Racist Education issues interconnecting teaching, research and extension activities. Results indicate that Environmental Education can improve its aims by developing knowledge building, identities and nature-belonging sense to contribute for a transition between a curriculum seen as a territorial dispute (ARROYO, 2011) to a curriculum considered as a cooperative socioenvironmental sustainable and including territory.

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Biografia do Autor

Rita Silvana Santana do Santos

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional da Universidade de Brasília – UnB – Brasil

Verônica Maria da Silva Gomes

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB)

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Santos, R. S. S. do, & Gomes, V. M. da S. (2018). Educação ambiental, saberes e identidades em contextos curriculares formação docente<br>Educación ambiental, saberes y identidades en contextos curriculares de formación docente<br>Environmental education, knowledge and identities in curricular contexts teacher training. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(3), 314–331. https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.8612

Edição

Seção

Artigos