Uma proposta de diálogo entre Paulo Freire e a Educação Ambiental Crítica<br>A dialogue proposal between Paulo Freire and the Critical Environmental Education<br>Una propuesta de diálogo entre Paulo Freire y la Educación Ambiental

Autores

  • Heloísa Giron
  • José Luís Schifino Ferraro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8576

Palavras-chave:

Educação ambiental, conscientização ecológica, atitude ecológica

Resumo

A(s) visão(ões) de meio ambiente tem um papel central na formulação de práticas de Educação Ambiental (EA). Estas implicam diretamente na concepção de ser humano que se deseja formar. A partir destas, é possível estabelecer que tipo de relação entre humanidade e natureza propõe-se fomentar em suas práticas. Assim, o presente ensaio se propõe a discutir as relações entre o conceito antropológico de cultura e as características da consciência crítica, propostos por Paulo Freire, com a visão socioambiental de natureza e a atitude ecológica, discutidos por Isabel Carvalho. Tem-se, com isso, o intuito de estabelecer relações entre a práxis de Freire e uma proposta de EA crítica. The vision(s) of the environment has a central role in the formulation of Environmental Education (EA) practices. These directly imply the conception of human being that it wishes to form. From these, it is possible to establish what kind of relationship between humanity and nature EA practices propose to foster. Thus, the present essay proposes to discuss the relations between the anthropological concept of culture and the characteristics of the critical conscience, proposed by Paulo Freire, with the socioenvironmental vision of nature and the ecological attitude, discussed by Isabel Carvalho. The aim is to establish relations between Freire's praxis and a critical EA proposal. La(s) visión(es) del medio ambiente tienen un rol central en las formulaciones de prácticas en Educación Ambiental (EA). Estas están directamente implicadas en la comprensión de ser humano que se desea formar. A partir de ellas, es posible establecer cuál es el tipo de relación entre la humanidad y la naturaleza se propone a fomentar en sus prácticas. En este sentido, este ensayo se propone a debatir las relaciones entre el concepto antropológico de cultura y las características de la consciencia crítica, postulados por Paulo Freire, con la visión socio-ambiental de naturaleza y la actitud ecológica, debatidos por Isabel Carvalho. Desea-se, así, establecer relaciones entre la praxis de Freire y una propuesta de EA crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloísa Giron

Mestranda em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

José Luís Schifino Ferraro

Doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2008.

CRUZ, Claudete Robalos; BATTESTIN, Cláudia; GHIGGI, Gomercindo. A educação ambiental na teoria educativa Freireana. Revista Monografias Ambientais, v. 14, n. 2, p. 3055-3060, 2014.

FREIRE, Paulo. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários: Revista de Cultura da Universidade do Recife, nº 4, abril/junho, 1963.

______. Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

______. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

______. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

FOLADORI, Guillermo. “Una tipología del pensamento ambientalista”. Revista de Estudos Ambientais, nº 2, v 1, p. 42-60, 2000.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus Editora, 1995.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo e FRANCO, Jussara Botelho. Aspectos teóricos e metodológicos do Círculo de Cultura: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental. Ambiente & Educação, v. 17, p. 11-27, 2012.

WEFFORT, Francisco Correia. Educação e Política, in FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Giron, H., & Ferraro, J. L. S. (2018). Uma proposta de diálogo entre Paulo Freire e a Educação Ambiental Crítica<br>A dialogue proposal between Paulo Freire and the Critical Environmental Education<br>Una propuesta de diálogo entre Paulo Freire y la Educación Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (1), 239–252. https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8576

Edição

Seção

Artigos