Projeto “Adote uma Escola”: Vivência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felício no Município De Pelotas/ RS.<br>Project “Adote uma Escola”: Experience of the public Shcool Felicio in the Municipality of Pelotas/ RS.<br>Proyecto “Adote uma Escola”: Vivencia de la escuela Publica Felicio en el Municipio de Pelotas/ RS.

Autores

  • Josi Madruga Brito
  • Gabriele Volkmer

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8574

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Coleta Seletiva.

Resumo

O Projeto “Adote uma Escola” é realizado pelo Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (SANEP). As escolas cadastradas coletam resíduos sólidos, que são recolhidos pelo SANEP e encaminhados as cinco cooperativas de catadores conveniadas, e o lucro é repassado para a escola. Além disso, uma empresa ou instituição pode adotar uma escola e o lucro da arrecadação dos seus resíduos é destinado à escola adotada. Esse estudo objetivou avaliar o projeto Adote uma Escola na E.M.E.F. Felício do município de Pelotas. Os dados foram coletados através de observações, entrevistas e questionários. Constatou-se que, embora a E. M. E. F. Felício participe há dezessete anos do projeto, poucos desdobramentos relacionados à Educação Ambiental foram realizados, sendo os recursos empregados, principalmente, na compra de merendas diferenciadas. Além disso, os alunos demonstraram pouco conhecimento acerca do projeto. The project "Adote uma Escola" was created by Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (SANEP). In this project, the registered schools store solid wastes, which are collected by SANEP, once a week, and sent to the five recycling cooperatives. The profit generated from the sale of waste is passed on to the school. In addition, a company or institution can adopt a school and the profit from the sale of waste also is passed on to the adopted school. This study aimed to analyze the project “Adote uma Escola” in public school E.M.E.F. Felício located in the municipality of Pelotas. Data were collected through observations, interviews and questionnaires. It was found that, although E.M. E. F. Felicio has participated for seventeen years of this project, little actions related to Environmental Education were carried out, and the financial resources were mainly invested in differentiated snacks. In addition, the students showed little knowledge about this project. El Proyecto "Adote uma Escola" es realizado por el Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (SANEP). Las escuelas registradas almacenan residuos sólidos, que son recogidos por el SANEP y encaminados a las cinco cooperativas de recolectores convenidos. El beneficio de la venta de los resíduos se transfiere a la escuela. Además, una empresa o institución puede adoptar una escuela y el beneficio de la venta de sus resíduos tambien es destinado a la escuela adoptada. Este estudio objetivó analizar el proyecto “Adote uma escola” en la escuela publica E.M.E.F. Felicito del municipio de Pelotas. Los datos fueron recolectados por medio de observaciones, entrevistas y cuestionarios. Se constató que, aunque la escuela Felício participe hace diecisiete años del proyecto, pocos desarrollos relacionados con la Educación Ambiental se realizaron, siendo los recursos financieros empleados, principalmente, en la compra de aperitivos diferenciados. Además, los alumnos demostraron poco conocimiento acerca del proyecto.

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Biografia do Autor

Josi Madruga Brito

Estudante do Curso de Gestão Ambiental no IFSUL-CaVG.

Gabriele Volkmer

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2018-11-26

Como Citar

Brito, J. M., & Volkmer, G. (2018). Projeto “Adote uma Escola”: Vivência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felício no Município De Pelotas/ RS.<br>Project “Adote uma Escola”: Experience of the public Shcool Felicio in the Municipality of Pelotas/ RS.<br>Proyecto “Adote uma Escola”: Vivencia de la escuela Publica Felicio en el Municipio de Pelotas/ RS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (1), 211–225. https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8574

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Artigos