A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos

Autores

  • Gustavo Ferreira da Costa Lima Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7141

Palavras-chave:

Questões globais, Meio ambiente, Educação Ambiental

Resumo

O presente ensaio objetivou discutir questões globais prevalentes na contemporaneidade, como elas afetam o ambiente e a educação ambiental e que alternativas educadores e ambientalistas dispõem para responder a tais ameaças. Elegeu como questões globais a crise climática, a globalização neoliberal e a aceleração temporal da história. Para cumprir seu objetivo dialoga com a literatura que envolve os problemas considerados, com a Ecologia Política, o Pensamento da Complexidade e a Educação Ambiental Crítica. Conclui que, apesar dos desafios, os educadores ambientais têm recursos político-pedagógicos para resistir que passam pela mobilização da sociedade civil, pela redemocratização do Estado e pela promoção da participação social. Pedagogicamente é possível cultivar uma educação autonomista que se relacione com o mundo extraescolar e com o exercício da pedagogia de projetos. The present essay aimed to discuss global issues raised in contemporaneity, how they affects the environment and environmental education and what alternatives educators and environmentalists have to answer to such threats. As global issues, the study chose the climate crisis, neoliberal globalization and historical time acceleration. To achieve this objective it dialogues with fields of knowledge involved, with Political ecology, Complexity theory and Critical environmental education. It concludes that, despite the challenges, environmental educators have political pedagogical resources to resist such as mobilizing civil society, redemocratization of the State and the promotion of social participation. Pedagogically, it is possible to cultivate an autonomist education that relates to non-school world and with the exercise of project-based learning.

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Biografia do Autor

Gustavo Ferreira da Costa Lima, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA, da mesma universidade.

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Publicado

2017-09-26

Como Citar

Lima, G. F. da C. (2017). A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40–54. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7141