CulturArte da mulher Negra no contexto da Educação Ambiental

Autores

  • Rosana Manfrinate Universidade Federal de Mato Grosso
  • mara Pizzato Quadros
  • Lúcia Shiguemi Kawahara

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5964

Palavras-chave:

Educação Ambiental Pós-Crítica. Arte Popular. Gênero.

Resumo

O objetivo deste artigo é compartilhar as aprendizagens alcançadas na trilha investigativa sobre a questão da CulturArte da mulher Negra no contexto da Educação Ambiental. Buscou-se, pela compreensão fenomenológica, entender como são estabelecidas as relações entre estes temas. Por que CulturArte? Por que mulher negra? Por que Educação Ambiental? Qual a importância de se tratar esses temas juntos? A observação da Arte Popular que gesta as identidades das mulheres da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo em Mato Grosso reafirmou a perspectiva Pós-Crítica da Educação Ambiental que sustenta a inseparabilidade do ser e viver. A arte criadora da vida coletiva corroborou a existência de saberes das mulheres, entremeados com os modos de vida de mãos fazedoras, de cuidados, de lutas e de cultura fortemente entrelaçados com o meio vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Manfrinate, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT no tema de Gênero, Comunidades Tradicionais e Justiça Climática. Pesquisadora e educadora ambiental do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA/UFMT. Analista de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA/MT.

mara Pizzato Quadros

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT Pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte-GPEA/UFMT. Arte Educadora. Docente da disciplina de Artes do Instituto de Federal de Mato Grosso.

Lúcia Shiguemi Kawahara

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT no tema de Currículo, Festas Tradicionais e Justiça Ambiental. Pesquisadora e educadora ambiental do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA/UFMT. Analista de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA/MT.

Downloads

Publicado

2016-07-24

Como Citar

Manfrinate, R., Quadros, mara P., & Kawahara, L. S. (2016). CulturArte da mulher Negra no contexto da Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 120–137. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5964