O Técnico em Meio Ambiente como profissional dissociado do habitus Sujeito Ecológico: um estudo no Instituto Federal da Bahia, Campus Eunápolis<br>The Environmental Technician as a professional disassociated from the Ecological Citizen habitus: a study in Bahia’s Federal Institute, Campus Eunápolis, Bahia, Brazil.

Autores

  • Laura Elizabeth Ferreyra INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - CAMPUS EUNÁPOLIS, BA.
  • Silvia Kimo Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - CAMPUS JORGE AMADO, ITABUNA, BA
  • Milton Ferreira da Silva Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - CAMPUS JORGE AMADO, ITABUNA, BA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5848

Palavras-chave:

, Educação Profissional. Meio Ambiente. Sujeito Ecológico

Resumo

O presente artigo apresenta os principais resultados da Dissertação intitulada: “Habitus, Interdisciplinaridade na Educação Profissional: do concebido ao vivido” que objetivou refletir como o currículo da educação profissional não instituiu um habitus para formação de Sujeitos Ecológicos no Curso Integrado em Meio Ambiente do IFBA, Campus Eunápolis. Os dados foram coletados através de um roteiro de entrevista semiestruturada com docentes que foram Coordenadores do referido curso e após a transcrição e extração de palavras/ frases chaves, as informações foram correlacionas à análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os resultados mostraram que a matriz curricular do curso, as ementas das disciplinas e a postura dos docentes promovem a sobrevalorização do conteúdo e práticas voltadas para a formação tecnicista em detrimento da formação de um cidadão histórico-crítico e Sujeito Ecológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Elizabeth Ferreyra, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - CAMPUS EUNÁPOLIS, BA.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/Campus Eunápolis; graduada em Letras Vernáculas pela UNEB; Especialista em Língua Espanhola pela UEFS/BA; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – PRODEMA/UESC/BA; Coordenadora de Língua Espanhola do Programa e-Tec Idiomas-IFBA; Assistente da direção de ensino do IFBA/Campus Eunápolis, membro representante do IFBA Internacional.

Silvia Kimo Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - CAMPUS JORGE AMADO, ITABUNA, BA

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UESC/ BA; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UESC/BA; Arquiteta e Urbanista pela UFV/ MG. Professora do Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais CFCTAF da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) – Campus Jorge Amado, Itabuna, BA.

Milton Ferreira da Silva Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - CAMPUS JORGE AMADO, ITABUNA, BA

Doutor em Educação pela UFBA/BA; Mestre em Sociologia Rural pela UFRGS/RS; graduado em Engenharia Agronômica pela UFPE/PE. Professor do Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais CFCTAF da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) – Campus Jorge Amado, Itabuna, BA. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/BA.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº2, de 30 de janeiro de 2012a. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº6, de 20 de setembro de 2012b. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

CARVALHO. Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Editora Cortez, 2006.

CARVALHO. Isabel Cristina de Moura. A invenção do Sujeito Ecológico: sentidos e trajetórias em Educação Ambiental. 2001. 354f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2001.

IFBA PPC. Projeto Pedagógico do Curso em Meio Ambiente modalidade integrado. Disponível em: http://www.eunapolis.ifba.edu.br/index.php/documentos/institucional Acesso em 14/02/2013.

IFBA PPI. Projeto Pedagógico Institucional. Disponível em: http://www.eunapolis.ifba.edu.br/index.php/documentos/institucional Acesso em 14/02/2013.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade: Ambições e Limites. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2004.

RAMOS, Marise Nogueira. A Educação Profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educação e Sociedade. vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 401-422.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

SETTON, Maria da Graça J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, n. 20, 2002, p. 60-70.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v.13, n. 9, 2008, p. 545-554.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

Ferreyra, L. E., Costa, S. K., & da Silva Junior, M. F. (2016). O Técnico em Meio Ambiente como profissional dissociado do habitus Sujeito Ecológico: um estudo no Instituto Federal da Bahia, Campus Eunápolis<br>The Environmental Technician as a professional disassociated from the Ecological Citizen habitus: a study in Bahia’s Federal Institute, Campus Eunápolis, Bahia, Brazil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 213–229. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5848

Edição

Seção

Artigos