Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambiental<br>Psychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education

Autores

  • Andreia da Costa Juliano Universidade Federal do Rio Grande
  • Angela Adriane Schmidt Bersch Universidade Federal do Rio Grande
  • Eliane de Lima Piske Universidade Federal do Rio Grande
  • Narjara Mendes Garcia Universidade Federal do Rio Grande
  • Claudia Cousin Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5832

Palavras-chave:

Pertencimento, Educação Ambiental, Psicomotricidade Relacional

Resumo

Ao integrar um marco teórico rico de aprendizagens teremos a oportunidade de (re)pensar a prática pedagógica na Educação Infantil, foco deste ensaio com estratégias metodológicas associadas, a Psicomotricidade Relacional e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2002). O que justifica a finalidade da escrita, ou seja, refletir sobre a importância do sentimento de pertencimento ao lugar no desenvolvimento das crianças que estão e sofrem as ações dos corpos inquietos num movimento permanente e, que ocupam os vários lugares que estão e transitam. A relação das crianças e/com o lugar, pode ser uma ferramenta para a Educação Ambiental com base na formação e desenvolvimento humano. Tal condição pode potencializar o sentimento de pertença ao lugar por meio das sessões de Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil com um potencial transformador significativo.

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Biografia do Autor

Andreia da Costa Juliano, Universidade Federal do Rio Grande

Educadora Física, especialista em metodologia do Ensino da Educação Física. Psicopedagoga Clínica e Institucional, mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental - PPGEA - Furg

Angela Adriane Schmidt Bersch, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel(2003). Mestrado em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande- FURG (2005). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

Eliane de Lima Piske, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga, especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel, Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG), professora do Curso de História na modalidade a distância SEaD/FURG.

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação a Distância. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE e do Centro de Referência em Apoio às Famílias - CRAF/ FURG.

Claudia Cousin, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação Ambiental, Professora Adjunta IV do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental. Lider do Grupo de Pesquisa CIPEA - Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente.

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

Juliano, A. da C., Bersch, A. A. S., Piske, E. de L., Garcia, N. M., & Cousin, C. (2016). Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambiental<br>Psychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 198–212. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5832

Edição

Seção

Artigos