Um estudo sobre a questão ambiental do descarte de medicamentos: utilizando a tecnologia da informação e comunicação no ambiente escolar<br>A study on the environmental question of discharge of medicines: using information technology and communication in the school environment

Autores

  • André Ricardo Theodoro Velho Universidade Federal do Rio Grande
  • Joice Maurell Universidade Federal do Rio Grande
  • Regina Barwaldt Universidade Federal do Rio Grande
  • Vagner Rosa Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5733

Palavras-chave:

Descarte de Medicamento, Meio Ambiente, Educação Ambiental,

Resumo

O presente artigo tem como objetivo promover a consciência ambiental, no que tange o descarte incorreto de medicamentos pela população em geral. Com esse objetivo, fora desenvolvido e aplicado um Projeto de Ação na Escola (PAE), no qual os estudantes envolveram-se em atividades de conscientização local, utilizando-se de quadros colaborativos online e levantando o debate no contexto escolar e regional, de práticas de descarte mais eficientes, com foco na educação ambiental. A partir da pesquisa realizada, pelos estudantes, detectou-se o resultado que 82% dos entrevistados desconhecem a problemática do descarte de medicamentos. Concluiu-se, que a prática realizada e os conceitos abordados foram eficientes para promover as seguintes categorias: sensibilização ambiental, impactos ambientais, uso de TIC para conscientização e cuidado e utilização.

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Biografia do Autor

André Ricardo Theodoro Velho, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Desenvolvimento de Sistemas de Informação - Ftec faculdades (2009), Especialização em Docência para Educação Profissionalizante - Senac (2013), Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - FURG (2014) e é mestrando em Engenharia de Computação - FURG. Atualmente é tutor a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e orientador profissional (docente) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS. Tem experiência na área de Desenvolvimento Web e Educação, com ênfase em Educação.

Joice Maurell, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2011), Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande (2011) e Pedagoga, habilitada para os Anos Iniciais, também pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Atualmente é Pedagoga Educacional na FURG, designada para a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, como membro integrante da equipe Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante. Atuou como Administradora Escolar na rede estadual de ensino (1992 - 2012) e professora da rede municipal 2010-2015), na cidade de Rio Grande -RS. Trabalhou na EAD em diferentes contextos e funções - tutoria, professora pesquisadora e orientadora de TCC - e atualmente atua como Coordenadora de Tutoria (2013-2015) do curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TIC-Edu). Em 2012 ingressou na Universidade Federal do Rio Grande como professora substituta, no qual ficou por dois anos, lotada no Instituto de Educação, na área de Didática e Estágios Supervisionados. Desenvolveu pesquisas sobre a produção de corpos nos espaços escolares a atualmente busca um aprofundamento teórico na área de formação de professores, nos cursos presenciais e na modalidade a distância, com foco nas Tecnologias Digitais e Assistivas, na Educação Básica e na Universidade.

Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Informática na Educação também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Ciências Computacionais (C3/FURG) e do Programa de Pós-Graduação em Computação/ FURG, Coordenadora do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação TIC-Edu/FURG e avaliadora de cursos de graduação do Sistema BASIS do MEC. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade em Interfaces Web, Tecnologia Assistiva, Informática na Educação Especial, Inclusão Digital, Educação a Distância, Interface Humano Computador e Computação Ubíqua.

Vagner Rosa, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande(2002), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2005), doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2010) e curso-tecnico-profissionalizante em Tecnico Em Eletrônica pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense(1997). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande e Revisor de periódico da IET Image Processing. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Filtros FIR, Eliminação de sub-expressões comuns, parallel FIR, otimização.

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

Velho, A. R. T., Maurell, J., Barwaldt, R., & Rosa, V. (2016). Um estudo sobre a questão ambiental do descarte de medicamentos: utilizando a tecnologia da informação e comunicação no ambiente escolar<br>A study on the environmental question of discharge of medicines: using information technology and communication in the school environment. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 21–39. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5733

Edição

Seção

Artigos