Educação ambiental como política pública no Estado da Bahia: um olhar sobre a PEEA-BA<br>Environmental education as a public policy in the State of Bahia: a look at the PEEABA

Autores

  • Cíntira Santos Rodrigues Mestranda do Programa de Pós graduação em Genética Biodiversidade e Conservação - PPGGBC/UESB
  • Cláudia Coelho Santos Professora Titular do Depto de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Nathana Rodrigues Pereira Mestranda do Programa de Pós graduação em Genética Biodiversidade e Conservação -PPGGBC/UESB

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5714

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Políticas Públicas. Ensino Formal

Resumo

A institucionalização da Educação Ambiental - EA não se tornou realidade no Brasil, implicando na ausência ou insuficiência da sua abordagem. Nesse texto objetiva-se apresentar o estudo realizado objetivando a análise da Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia – PEEA-BA no que diz respeito aos conceitos, princípios, objetivos e EA no Ensino Formal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, adotando a análise documental como instrumento de coleta de dados e Análise de Conteúdo como subsídios de análise. O principal documento identificado e analisado foi a Lei nº 12.056, que instituiu a Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia – PEEA-BA. A análise do documento demonstrou que a lei baiana apresenta avanços ao incorporar aspectos de uma perspectiva crítica, emancipatória e transformadora de EA.

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Biografia do Autor

Cíntira Santos Rodrigues, Mestranda do Programa de Pós graduação em Genética Biodiversidade e Conservação - PPGGBC/UESB

Mestranda do Programa de Pós - Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Campus de Jequié). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Campus de Jequié).

Cláudia Coelho Santos, Professora Titular do Depto de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Ciências Biológicas, Mestrado em Recursos Florestais (2003) e Doutorado em Ecologia Aplicada (2009) pela Universidade de São Paulo. É professora Titular do Depto de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, vinculada à área de Ecologia, responsável pelas disciplinas de Educação e Meio Ambiente e Ecologia Humana. Atua como educadora no campo socioambiental, especialmente com as temáticas: Educação Ambiental e Formação de Professores; Educação e Gestão Ambiental; Ambientalizaçao Curricular; Educação Ambiental na Agricultura Familiar; Política públicas e Educação Ambiental. Coordena, desde 2009, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis - GEPEAS.

Nathana Rodrigues Pereira, Mestranda do Programa de Pós graduação em Genética Biodiversidade e Conservação -PPGGBC/UESB

Graduada em Licenciatura de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Pós-graduanda em Gestão e Educação Ambiental. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Genética Biodiversidade e Conservação.

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Publicado

2016-10-14

Como Citar

Rodrigues, C. S., Santos, C. C., & Pereira, N. R. (2016). Educação ambiental como política pública no Estado da Bahia: um olhar sobre a PEEA-BA<br>Environmental education as a public policy in the State of Bahia: a look at the PEEABA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 286–301. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5714

Edição

Seção

Artigos