Reflexões interculturais sobre educação ambiental indígena<br>Intercultural Reflections on indigenous environmental education

Autores

  • Beatriz Osorio Stumpf Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Denise Rosana Wolf Presidente do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM)
  • Maria Aparecida Bergamaschi Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Professora Adjunta.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5701

Palavras-chave:

Educação Ambiental Indígena, Interculturalidade.

Resumo

O artigo traz reflexões interculturais sobre possibilidades metodológicas para a Educação Ambiental indígena, a partir de pesquisa integrada ao desenvolvimento de projeto socioambiental com aldeias Mbya Guarani. São destacados elementos como interdisciplinaridade, conexão entre ambiente e cultura, interculturalidade, respeito a tempos, ritmos e características culturais, individuais e de cada aldeia, valorização do conhecimento dos mais velhos, relevância de aspectos artísticos, históricos e cartográficos, e integração entre a dimensão educacional, da saúde, ecológica, econômica, política, cultural e social. Salienta-se a importância de métodos que proporcionem flexibilidade, participação, envolvimento comunitário e formação de agentes multiplicadores, com o fortalecimento da autonomia e das relações entre as aldeias.

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Biografia do Autor

Beatriz Osorio Stumpf, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Denise Rosana Wolf, Presidente do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM)

Especialista em Gestão Socioambiental pela Fundação Getúlio Vargas.

Maria Aparecida Bergamaschi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Professora Adjunta.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2016-10-14

Como Citar

Stumpf, B. O., Wolf, D. R., & Bergamaschi, M. A. (2016). Reflexões interculturais sobre educação ambiental indígena<br>Intercultural Reflections on indigenous environmental education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 247–267. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5701

Edição

Seção

Artigos